Notícias

02/10/2013 02/10/2013 19h47m

Balada Segura: prefeito assina convênio para implantação do programa em Santa Maria. Operação iniciou nesta terça


Prefeito recebeu uma camiseta do programa / Foto: Carlos Nunes

O prefeito Cezar Schirmer assinou, nesta quarta-feira (2), o convênio para a implantação da Operação Balada Segura, em Santa Maria. O programa, que já havia sido apresentado aos cidadãos, há pouco mais de um mês, entrou em vigor nesta noite e visa desenvolver ações fiscalizatórias e educativas no trânsito da cidade. “Hoje é um dia muito, muito especial para a nossa cidade. Estamos trazendo este programa para Santa Maria na convicção de que não só vamos salvar vidas, mas vamos educar para o trânsito e para a cidadania”, comentou Schirmer.

O chefe do Executivo foi além e lembrou o caráter fiscalizatório e de prevenção que o Balada Segura traz para o trânsito da cidade. “Este programa tem muitos significados. Eu diria que tem o processo educativo, que é fundamental, mas também de prevenção e de fiscalização”, reiterou. Por outro lado, o prefeito lamentou o elevado número de acidentes. “Eu fico estarrecido com os números que são citados relativamente às vítimas do trânsito. Isto é um sintoma da sociedade permissiva que vivemos”, disse.

O diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS), Leonardo Kauer, salientou a importância do compromisso da instituição com o programa no município. “Quero depositar muitas das minhas esperanças e expectativas de que o povo vai contar muito com o esforço da prefeitura, do Governo do Estado, mas, mais do que isso, dos próprios cidadãos. Desejo pleno êxito para o Balada Segura aqui em Santa Maria”, comentou, ao lado do presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Bisogno, e do secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini

De acordo com ex-diretor-presidente do Detran e atual secretário de Estado de Administração e Recursos Humanos, Alessandro Barcellos, o Balada Segura abordou, desde sua criação, há três anos, mais de 77 mil condutores. E, deste universo, 93% dos motoristas aceitaram fazer o teste de etilômetro, sendo que 3% apresentaram alguma alteração no organismo. “Há uma mudança de comportamento dos condutores com a presença dos agentes do programa”, explicou o secretário.

O Balada Segura, que é uma parceria entre a prefeitura, Detran, Brigada Militar, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, promoverá blitze semanais de fiscalização e educação, com o princípio de combater, principalmente, a condução de veículos por motoristas alcoolizados. Além disso, há ações pedagógicas, como palestras e campanhas publicitárias, com objetivo de conscientizar para o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

E, de fato, o foco do programa é sensibilizar a população e coibir a alcoolemia no trânsito. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), o álcool está presente em mais da metade dos acidentes com mortes.

Blitz educativa aconteceu à noite

Logo após ser assinado o convênio, o presidente do Detran entregou ao prefeito dois etilômetros para que seja incorporado ao programa no município. Em seguida, à noite, a Operação Balada Segura já iniciou suas atividades e realizou uma blitze educativa na cidade, na Rua Venâncio Aires, em frente à Praça Saldanha Marinho. Os fiscais de trânsito abordaram os condutores e entregaram material de apresentação e divulgação do programa.

Jornalista Luiz Otávio Prates
Fotos: Felipe Pires e Carlos Nunes

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial