Notícias

16/09/2013

Semana Nacional de Trânsito, que inicia na próxima quarta (18), resgata valores como a gentileza no trânsito


A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, participa das atividades da Semana Nacional de Trânsito (SNT), que acontece de 18 a 25 deste mês. Com o tema “Álcool, outras Drogas e a Segurança no Trânsito – Efeitos, responsabilidades e escolhas”, a Semana segue as diretrizes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) como parte integrante da ‘Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020’.

Durante a semana, serão realizadas diversas atividades alusivas ao trânsito, entre elas blitze educativas, para a divulgação e apresentação à comunidade da Campanha “Gentileza no Trânsito Gera Mais Gentileza”. O objetivo é sensibilizar a população santa-mariense para um resgate de valores como a gentileza, a cooperação e o respeito à vida. Esta campanha, desenvolvida pela prefeitura e pelos demais colaboradores da Semana Nacional do Trânsito (ver abaixo), já está sendo divulgada no transporte coletivo urbano do Sistema Integrado Municipal (SIM), através de “busdoors”, e adesivagem de carros.

A abertura da Semana Nacional de Trânsito será na próxima quarta-feira (18), às 9h, na Praça Saldanha Marinho, com show da Banda Municipal da Vila Urlândia; apresentação de teatro e dança, com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Zenir Aita e da Escola Estadual Olavo Bilac; apresentação do Pelotão Mirim da Brigada Militar; distribuição de panfletos e orientação aos pedestres. A ação segue à tarde, das 14h às 16h, com a participação de alunos da EMEF Oscar Grau. Com chuva a programação será transferida para o Auditório do Centro Administrativo Municipal.

A programação se estenderá por toda a semana com atividades lúdicas, panfletagens, adesivagem e blitze educativas, em vários locais da cidade, como a Galeria do Comércio; Rua Doutor Bozano; Avenida Presidente Vargas e Pórtico de entrada da cidade. Durante o período da campanha também haverá intervenções no Desfile Tradicionalista, no dia 20 de Setembro; e premiação da II Edição do Concurso Charge no Trânsito, coordenado pelo Programa de Segurança e Educação para o Trânsito- Educa Trânsito, no dia 23.

O encerramento da Semana será no dia 25, com a “Caminhada Conectados pela Vida”, com saída da Gare, às 9h, e chegada na Praça Saldanha Marinho, às 10h. A atividade terá a participação das secretarias de município de Mobilidade Urbana, da Educação e da Saúde, e o acompanhamento da Banda Municipal da Vila Urlândia. Na Saldanha Marinho, mais atividades estão previstas, como a apresentação da Banda da 3ª Divisão do Exército (3ª DE); simulação de trânsito, jogos, cantos, escolinha de trânsito e distribuição de panfletos, para pedestres e ciclistas.

Colaboradores/parceiros da Semana Nacional de Trânsito

-Secretaria de Município Mobilidade Urbana: Programa Educa Trânsito e Gerência Municipal de Trânsito (GTMU)
-Câmara de Vereadores – Comissão de Educação
-Secretaria Municipal de Educação (Smed)
-Secretaria de Relação de Governo e Comunicação
-Secretaria Municipal da Saúde
-Programa Municipal de Educação Fiscal
-Brigada Militar: 1º RPMON -Pelotão Mirim, BOE SM -BOE Mirim, Hospital BM
-Programa de Resistência a Drogas e a Violência
-Banda Municipal da Vila Urlândia
-Polícia Rodoviária Estadual
-Polícia Rodoviária Federal
-Corsan/Surcen: Caminho das Águas
-Comid – Conselho Municipal do Idoso
-13ª Região Tradicionalista
-OMESM – Ordem dos Ministros Evangélicos de Santa Maria
-Instituto do Coração (ICOR) – Mascote Icorzinho
-Comitê Antitabagismo Dr. Mário Rigatto
-“Amor Exigente” -Grupo de Auto Ajuda
-Bramoto
-Sinditaxi
-Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac- IEEOB
-CFCs: Ativa, Dirija, Viacentro;Padre Reus
-SIM – Busdoor
-ATU – Transporte Coletivo Urbano
-SEST/SENAT
-Rotary Club Santa Maria Coração do Rio Grande
-Leo Clube Santa Maria
- LEO Clube Santa Maria Dores
-TV Câmara SM
-Rádio Santamariense
-Jornal A Razão
-Vida Urgente
-Imobiliária Taperinha

 


Texto: Jorn. Vera Jacques
Foto: Arquivo/Prefeitura

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial