Notícias

31/08/2013 31/08/2013 18h45m

“Santa Maria passará a ser um polo nacional em saúde”, diz deputado em visita ao Hospital Regional


Prefeito visitou o Hospital Regional com o deputado / Foto: Felipe Pires

O prefeito Cezar Schirmer recebeu o deputado federal, Osmar Terra, em Santa Maria, nesta sexta-feira (30), à tarde, para uma extensa agenda na área da saúde. Os compromissos com o ex-secretário de Saúde do Estado se concentraram em encontros no gabinete do chefe do Executivo, no Centro Universitário Franciscano (Unifra) e no Hospital de Caridade e numa visita às obras do Hospital Regional. “O deputado Terra sempre ajudou muito Santa Maria, principalmente nas questões que dizem respeito à saúde”, sintetizou Schirmer.

O deputado é um dos grandes responsáveis, ao lado do prefeito Schirmer, pela conquista do Hospital Regional para Santa Maria. À época em que era secretário de Saúde do Estado, na gestão do então governador Germano Rigotto, Terra viabilizou a construção do maior complexo público de saúde do interior do Estado. “É o maior investimento que o Estado fez na área da saúde. É um marco histórico para a cidade. Santa Maria passará a ser, com a conclusão deste hospital, um polo nacional em saúde”, frisou o deputado, em visita ao complexo.

Entretanto, Terra lamenta a morosidade dos governos, à época, para dar início às obras. “Se não tivesse tido tanta dificuldade em conseguir o terreno, já estaríamos com este complexo em funcionamento, pois a ideial do Hospital Regional foi levada pelo Schirmer, quando exercia o mandato de deputado, a mim e ao Rigotto há mais de seis anos”, lembrou.

Para o chefe do Executivo, que viabilizou o terreno para a construção do complexo, a conclusão da obra recolocará o município numa posição de destaque na área da saúde. “Santa Maria se tornará um grande centro em saúde novamente”, pontuou o prefeito.

Em visita à Unifra, prefeito e deputado discutem implantação do Curso de Medicina

Em reunião com a reitora da Unifra, irmã Iraní Rupulo, o prefeito Cezar Schirmer, o deputado Osmar Terra e os secretários de Município de Saúde, Vanoir Koehler, e de Relações de Governo e Comunicação, Rogério Assis Brasil, discutiram questões relativas à viabilidade da implantação do Curso de Medicina e trataram sobre a recuperação da Casa de Saúde – gerido, atualmente, pela mantenedora da instituição. “Essa somatória de força nos proporciona mais resolutividade aos problemas no atendimento junto à saúde pública local”, salientou a reitora.

Prefeito e deputado tratam sobre início das operações do SUS no Hospital de Caridade

Os compromissos seguiram no Hospital de Caridade. Durante encontro com o provedor Walter Jobim Neto, da administradora Angela Perin e do dirertor tesoureiro, Pio Trevisan, o prefeito e o deputado trataram sobre o início das operações do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital de Caridade Alcides Brum. O deputado Terra também conheceu a estrutura do novo complexo do Caridade. A agenda também contou com a presença do secretário de Saúde, Vanoir Koehler.

Jornalista Luiz Otávio Prates
Fotos: Felipe Pires
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial