Notícias

20/08/2013 21/08/2013 10h36m

Semana Municipal de Educação Infantil: até sexta-feira (23) Praça Saldanha Marinho será o palco das crianças das Emeis


Secretária de Educação abre o evento que irá se desenvolver até sexta-feira, na Praça Saldanha Marinho/Foto: João Alves

A Praça Saldanha Marinho foi tomada, na tarde desta terça-feira (20), por um dos maiores símbolos da pureza e da alegria. Cerca de 250 crianças, de seis meses a seis anos incompletos, da Rede Municipal de Ensino, participaram do lançamento da Primeira Semana Municipal de Educação Infantil, que vai se estender até a próxima sexta-feira (25), no espaço público. A solenidade foi coordenada pela Secretária de Município da Educação, em exercício, Silvana Guerino, que anunciou que a prefeitura encaminhou ao Legislativo um Projeto de Lei do Executivo que, se aprovado e sancionado pelo prefeito Cezar Schirmer, vai instituir oficialmente a semana no município.

Junto aos olhos atentos e ao burburinho saudável dos pequenos alunos, somaram-se os professores, gestores municipais, pais de alunos e comunidade em geral. O ato público também contou com a participação do secretário de Município de Relações de Governo e Comunicação, Rogério Assis Brasil, da presidente da Comissão Permanente de Educação, da Câmara de Vereadores, vereadora Marta Zanella, demais vereadores e autoridades municipais.

A Semana, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Município da Educação (Smed), irá envolver cerca de 5 mil crianças de zero a seis anos, das 23 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) do município. O objetivo é possibilitar interações entre as crianças de diferentes regiões da cidade, com o encontro de todas as escolas. Além disso, a atividade deve colocar a criança como sujeito que produz cultura e constrói conhecimento.

O evento também prevê a valorização das práticas pedagógicas de cada escola, através de exposições de suas produções, com atividades como espetáculos teatrais e musicais; mostras pedagógicas, exposição de banners elaborados pelas crianças; mini-fóruns, sobre temas variados como Educação Ambiental, Educação Fiscal, Educação para o Trânsito e Educação para a Paz; e ateliês, com diferentes linguagens. “Será um espaço de valorização, de trocas de experiências, de cooperação entre os alunos, educadores e a sociedade”, explica a secretária de Educação em exercício, Silvana Guerino.

Em seu discurso de abertura, Silvana ressaltou que desde 2009 o cenário educacional do município vem apresentando destaque na Educação Infantil, que tem como foco o pleno desenvolvimento das crianças pequenas do município. “Onde o educar e o cuidar são dimensões indissociáveis na Educação Infantil”, diz a secretária.

A secretária ressaltou ainda as conquistas da Rede Municipal. Além das políticas de valorização da infância, ações e projetos que garantem a qualidade da educação, a gestora exaltou os investimentos na revitalização dos espaços escolares. Silvana também lembrou que as instituições de ensino foram equipadas com aprarelhos de som, vídeo, informática, e para a alegria dos pequeninos, foram instaladas 23 pracinhas de brinquedos. “As crianças precisam ser cuidadas, educadas, serem atendidas em suas necessidades básicas, físicas e psicológicas”, justifica Silvana.

Atividades do primeiro dia da Semana da Educação Infantil

Nesta primeira tarde da Semana Municipal da Educação Infantil participaram sete Emeis, mas todas estão representadas através dos banners instalados em frente ao palco principal, contando um pouco dos projetos desenvolvidos em cada uma delas. Umas das escolas que levou alunos e professores para a Praça, nesta terça, foi a Emei Ida Fiori Druck, localizada na Vila Kennedy, no Bairro salgado Filho.

A diretora, Solange Ferraz, estava satisfeita com a iniciativa da Smed. “assim poderemos fazer uma melhor divulgação do nosso trabalho. A gente fica só dentro da escola e não sai para a sociedade”, constata a gestora. A Ida Fiori atende 100 alunos, do maternal à Pré-Escola B. Entre os projetos desenvolvidos na escola destacam-se àqueles referentes ao Meio Ambiente e as Oficinas Pedagógicas, de Literatura, Artes, Cinema, Teatro, Hora do Conto, Trabalhos Manuais com a Comunidade, Construção de Brinquedos, entre outros.

Dentro da programação (confira no anexo), após a fala das autoridades, foi lançado o Vídeo Institucional da Educação Infantil. O vídeo falou de paz, amor, conhecimento e educação. Mostrou os avanços no setor e um pouco do projeto desenvolvido em cada Emei. Logo em seguida, no palco principal, foi apresentado o espetáculo teatral Pandorga da Lua e o Teatro Asema/Meio Ambiente, cujos personagens são bonecos confeccionados com materiais reciclados, por alunos que participam do projeto de Apoio Socioeducativo em Meio Aberto, no contraturno escolar. Na sequência, o tema Meio Ambiente continuou em pauta, no Mini-Fórum, conduzido pelo oficineiro do projeto Asema, Cristiano Bittencourt.

O público que passou pela Praça Saldanha Marinho ainda pode conferir as apresentações dos alunos das Emeis Sinos de Belém, do Bairro Nova Santa Marta; e Santa Rita, do Bairro Itararé. Também fica5ram expostos os ateli~es do programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), Educação para o Trânsito (Educa Trânsito); Meio Ambiente; Música; Hora do Conto e Esporte.

Programação da Semana Municipal de Educação Infantil

21 de agosto – Quarta-feira
14h – Vídeo Institucional da Educação Infantil
14h15 – Teatro – Educação Fiscal – EMEF Erlinda M. Vinadé
14h30– Mini-Fórum: temática “Educação Fiscal”
15h – Apresentações: EMEI Ângela Tomazzetti
15h15 – Ateliês: Educação Fiscal, Educação para o Trânsito, Meio Ambiente, Música, Hora do Conto e Esporte.

22 de agosto – Quinta-feira
14h – Vídeo Institucional da Educação Infantil
14h15 – Jardim dos Cataventos
14h45 – Mini-fórum: temática “Educação para o Trânsito”
15h – Apresentações: Núcleo Infantil CAIC
15h15 – Ateliês: Educ. Fiscal, Educ. para o Trânsito, Meio Ambiente, Música, Hora do Conto e Esporte.

23 de agosto-Sexta-feira
14h – Vídeo Institucional da Educação Infantil
14h15– Marcando Presença
14h45 – Mini-fórum: temática “Educação para a Paz”
15h – Apresentações: EMEI João Franciscatto
15h15 – Ateliês: Educ. Fiscal, Educ. para o Trânsito, Meio Ambiente, Música, Hora do Conto e Esporte.

 

 

* Confira a programação completa, com os temas do dia e as escolas participantes no documento anexo


Texto: Jorn. Vera Jacques
Fotos: João Alves

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial