Notícias
19/08/2013 19/08/2013 18h41m
Mobilização nas comunidades escolares antecipa ações da Semana Municipal de Educação Infantil
Iniciou nesta segunda-feira (19) a mobilização nas comunidades escolares em preparação para a Primeira Semana Municipal de Educação Infantil, que inicia oficialmente nesta terça (20), às 14h, e se estende até a próxima sexta-feira (23), na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria. A Semana, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Município da Educação (Smed), irá envolver cerca de 5 mil crianças de zero a cinco anos, atendidas pela Rede Municipal de Ensino.
A Semana Municipal da Educação Infantil tem como objetivo possibilitar interações entre as crianças de diferentes regiões da cidade, com o encontro de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino. Além disso, a atividade deve colocar a criança como sujeito que produz cultura e constrói conhecimento. O evento também prevê a valorização das práticas pedagógicas de cada escola, através de exposições de suas produções. “Será um espaço de valorização, de trocas de experiências, de cooperação entre os alunos, educadores e a sociedade”, explica a secretária de Educação em exercício, Silvana Guerino.
Na programação da Semana estão previstas uma série de atividades como espetáculos teatrais e musicais; mostras pedagógicas, com exposição de banners elaborados pelas crianças; mini-fóruns, sobre temas variados como Educação Ambiental, Educação Fiscal, Educação para o Trânsito e Educação para a Paz; e ateliês, com diferentes linguagens.
Mobilização nas Emeis
Nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) o dia foi de preparação para as atividades que acontecerão a partir de amanhã, na Saldanha Marinho. Na Emei Luizinho De Grandi, localizada no Bairro Santa Marta, pela manhã as crianças fizeram uma caminhada pela comunidade, distribuindo panfletos com frases sobre a importância de educar as crianças para construir um mundo melhor. “O objetivo era mostrar para a comunidade a importância da Educação Infantil”, explica a diretora, Andreia Buss de Castro.
À Tarde, divididos em turmas e de mãos dadas, sempre sob os cuidados atentos das professoras, as crianças saíram novamente pelo bairro. Elas realizaram uma blitz com entrega de materiais confeccionados por eles, como panfletos em forma de mão e minicartazes com o mesmo tema. “A semana é muito importante para a comunidade ter conhecimento do trabalho desenvolvido na escola”, reforça a diretora.
Entre os projetos desenvolvidos pelos alunos da Emei Luizinho De Grandi estão a horta vertical (em garrafas Pet), alimentação saudável e reciclagem, todos voltados aos cuidados com o meio ambiente.
Emei Sinos de Belém no ritmo da Sermana
Já na Emei Sinos de Belém, na Vila Pôr do Sol, no Bairro Nova Santa Marta, professores e alunos se preparam para a semana há vários dias, e hoje o trabalho foi intensificado. “A partir de hoje a escola está se organizando com trabalhos das crianças em todo o ambiente escolar”, diz a supervisora Pedagógica do turno da tarde, Sônia Gonçalves.
Nesta tarde a escola recebeu a resposta de questionários enviados aos pais com a avaliação sobre a importância da Educação Infantil na vida dos filhos. Nas paredes estavam expostos trabalhos e desenhos com técnicas variadas, além de outros envolvendo reciclagem.
A apresentação da Emei Sinos de Belém na Praça Saldanha Marinho, nesta terça-feira, será às 15h30. Os alunos das turmas da Pré-Escola B vão cantar e dançar a música “Planetinha”. Já o Pré A vai levar parte do desfile de modas com materiais recicláveis, como saias feitas de sombrinhas, e peças de vestuário, acessórios e objetos para casa confeccionados com pedaços de jeans. O ponto alto será um vestido de noiva, com tecido reciclado, e adornado com enfeites de caixa de leite. A escola ainda irá expor um painel.
Varal Educativo na Emei Casa da Criança
A Emei Casa da Criança, localizada na Avenida Borges de Medeiros, tem 361 alunos e desenvolve projetos diferenciados, como aulas de inglês, ballet, laboratório de informática, culinária, futebol e brechó. Na entrada da instituição de ensino a comunidade escolar era recepcionada com o Varal Educativo, com trabalhos das crianças (recortes, pinturas, colagem e desenhos). A partir desta terça, a Emei estará representada na Saldanha marinho com um banner mostrando o que a escola oferece aos alunos.
Confira a programação
19 de agosto – Segunda-feira
Mobilização das escolas nas comunidades
20 de agosto – Terça-feira
14h – Pandorga da Lua
15h – Mini-fórum Educação Ambiental
15h30 – Apresentações
16h – Ateliês
21 de agosto – Quarta-feira
15h – Mini-fórum Educação Fiscal
15h30 – Apresentações
16h – Ateliês
22 de agosto – Quinta-feira
15h – Mini-fórum Educação para o Trânsito
15h30 – Apresentações
16h – Ateliês
23 de agosto-Sexta-feira
15h - Mini-fórum temática Educação para a Paz
15h30- Apresentações
16h - Ateliês
Texto: Jornalista Vera Jacques
Fotos: Carlos Nunes