Inicial > Notícias > Pesquisa: prefeito firma parceria com Embrapa...

Notícias

07/08/2013 08/08/2013 14h02m

Pesquisa: prefeito firma parceria com Embrapa para elaboração de estudo sobre solo e clima da cidade


Mais uma importante parceria para beneficiar os produtores rurais está prestes a sair do papel. Isto porque, o prefeito Cezar Schirmer recebeu, na manhã desta quarta-feira (7), o chefe geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Clenio Nailto Pillon, e o pedólogo da entidade, Carlos Alberto Flores, para firmar um convênio para a elaboração de um levantamento edafoclimático de Santa Maria, isto é, um aprofundado estudo do solo, da água e do clima de todo o território do município.

A intenção, com esta pesquisa, é verificar o melhor aproveitamento das culturas que podem ser produzidas em Santa Maria e região, de acordo com o clima e com o solo. Este estudo será um complemento técnico às políticas de incentivo à produção do município, desenvolvidas pela prefeitura. “O levantamento nos permitirá racionalizar os investimentos públicos na área rural e focar nas políticas de incentivo à produção. Portanto, de posse deste estudo, saberemos onde determinada cultura será mais bem aproveitada”, explicou Schirmer.

E, um dos pilares das políticas públicas de incentivo à produção, além dos investimentos feitos pelo Executivo, é o assessoramento técnico aos agricultores inscritos nos programas da prefeitura. “Será possível aconselhar melhor os produtores”, resumiu o chefe do Executivo. Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, a infraestrutura dos distritos também poderá ser beneficiada. “Este estudo vai poder fazer um planejamento nas questões relativas às estradas”, salientou.

Por fim, o prefeito lembrou que toda a cadeia produtiva poderá se servir deste estudo para nortear a sua produção. “Os produtores poderão saber, inclusive, quais as melhores épocas de plantio”, finalizou Schirmer. O encontro contou com a presença do secretário adjunto de Desenvolvimento Rural, Antoniangel Zanini.

Jornalista Luiz Otávio Prates
Foto: Felipe Pires
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial