Notícias

05/07/2013 05/07/2013 10h42m

Charge no Trânsito entra na terceira etapa. Encerramento da segunda fase foi na EMEF Padre Nóbrega


Alunos interagiram com o cartunista e ajudaram a pintar a charge

Encerrou nesta quinta-feira (4) a segunda etapa do Projeto Charge no Trânsito, promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio do Programa de Segurança e Educação para o Trânsito- Educa Trânsito, da Secretaria de Controle e Mobilidade Urbana. Pela manhã, os alunos das turmas de 8º e 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Nóbrega, localizada no KM3, participaram da última oficina de Charge, com o cartunista Fábio Vasconcellos. Os estudantes também receberam orientações sobre comportamento seguro no trânsito, com o Agente de Trânsito Paulo Lopes.

A coordenadora do Educa Trânsito explica que nesta quinta foi desenvolvida uma nova proposta de trabalho. O chargista Vasc convidou quatro alunos para pintar o desenho, iniciando pela sinaleira, para que eles observassem que existe uma sequência de cores nos semáforos. Também foi chamado um aluno para pintar a placa de sinalização, no contexto da charge: uma placa de advertência, em forma de losango, na cor amarela. “Indicando que no local haveria a proximidade de uma escola”, argumenta Lelia.

Ainda na avaliação da coordenadora, que acompanhou a atividade, a elaboração da charge proporcionou uma interdisciplinaridade nas diferentes áreas do conhecimento. Lelia exemplifica dizendo que para a Matemática foi importante, pela associação de conhecimentos de Geometria; no Ensino Religioso, porque trata dos valores de solidariedade, respeito, cooperação; na Língua Portuguesa, pelo uso correto da gramática e do diálogo; além de agregar habilidades em Artes, Ciências e História.

A terceira etapa do programa já está acontecendo nas outras escolas participantes do projeto Charge no Trânsito, cujos alunos já foram orientados nas oficinas e palestras. “Agora, em suas práticas pedagógicas, os professores estão trabalhando com os alunos a temática trânsito, vinculada com a elaboração da charge”. Lelia explica que esta é uma grande oportunidade de aliar um bom traço, que muitos alunos já têm, à ideia do comportamento seguro no trânsito.

O projeto Charge no Trânsito conta com a parceria do Jornal A Razão, da Rádio Santamariense, da Secretaria de Município de Educação e do chargista Fábio Vasconcellos (Vasc), que ministra as oficinas e ensina as técnicas para elaboração da charge aos alunos. O lançamento aconteceu em junho e o encerramento, com a premiação dos trabalhos, ocorre no mês de agosto.

Lelia reforça que o objetivo do projeto é proporcionar aos alunos a elaboração de charges no contexto do trânsito, dando uma ilustração satirizada para os acontecimentos mais corriqueiros da relação entre os usuários das vias públicas. O enfoque, segundo Lelia, é a observância quanto ao cumprimento das Normas Gerais de Circulação e Condutas, elencadas no Código de Trânsito Brasileiro CTB e do Meio Ambiente, proporcionando uma transversalidade da temática nas diferentes áreas do conhecimento.

Alunos interagiram no processo de elaboração da charge

Na EMEF Padre Nóbrega, a professora de Artes, Alcy Berger, é a responsável pelo projeto Charge no Trânsito. Ela participou das atividades juntamente com as professoras Sonia Cielo, de Língua Portuguesa e Ensino Religioso; Elisete Bortoloto, de Matemática, e Maísa Borin, coordenadora dos Anos Finais. Já os alunos que participaram da pintura da charge foram: Matheus Carijo, Ismael da Rosa e Natália di Giacomo, do 9º ano, e Maitê Zago, do 8º ano.

3ª Etapa
O professor, em sua prática pedagógica, ofertará subsídios para a elaboração da charge na temática “trânsito” com o contexto nas relações dos usuários das vias, observando o cumprimento das “Normas Gerais de Circulação e Condutas”, elencadas no Código de Trânsito Brasileiro CTB e do Meio Ambiente. Durante a prática educacional de Educação para o Trânsito, em sala de aula, neste momento pedagógico acontecerá a transversalidade do tema, perpassando pelas diferentes áreas do conhecimento.

4ª Etapa
A escola escolherá 10 trabalhos de cada nível escolar (10 do 8º ano, 10 do 9º ano e 10 da EJA) para serem selecionados pela Comissão Julgadora do Projeto “Charge no Trânsito” do Programa de Segurança e Educação para o Trânsito Educa Trânsito, para a divulgação e publicação no Jornal A Razão e ,caso possível,nos demais meios de comunicação.

5ª Etapa
Composição da Câmara de Vereadores
Representante da Secretaria de Município de Controle e Mobilidade Urbana
Representante da Gerência de Trânsito e Mobilidade Urbana (GTMU)
Representante da Secretaria de Educação (SMED)
Representante da Rádio Santamariense
Representante do Jornal a Razão
Chargista Fabio Vasconcelos - VASC

6ª Etapa
Serão publicados três trabalhos do 8º ano, três do 9º Ano e três da EJA, para serem divulgado nos meios de comunicação.

Avaliação
Será considerado o objetivo alcançado se os educandos conseguirem contextualizar os comportamentos habituais dos usuários das vias, levando em consideração a observância quanto ao cumprimento das “Normas Gerais de Circulação e Condutas”, elencadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e do Meio Ambiente.
 

 

Texto: Jorn. Vera Jacques
Fotos: Arquivo/Prefeitura


 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial