Inicial > Notícias > Direto da Espanha: prefeito visita Parque...

Notícias

19/06/2013 20/06/2013 08h31m

Direto da Espanha: prefeito visita Parque Tecnológico basco e empresas de alta tecnologia


Prefeito conheceu a estrutura da empresa Ingeteam

Empreendedorismo, tecnologia e inovação foram os temas centrais que nortearam os compromissos do prefeito Cezar Schirmer nesta quarta-feira (19), em Bilbao. Em seu último dia no País Basco, o chefe do Executivo visitou o Parque Científico e Tecnológico de Bizkaia, o centro tecnológico Tecnalia e a empresa especializada em sistemas de energia Ingeteam. “Estamos às vésperas de começar a operar o nosso Tecnoparque. Por isso, buscamos experiências de outros parques exitosos no mundo para levar para Santa Maria”, salientou.

Logo em seu primeiro compromisso, o prefeito acompanhou a missão empresarial composta pela Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (Cacism), Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Maria (Ajesm), Recanto Maestro e Prefeitura de Caxias do Sul, durante visita ao Parque Científico e Tecnológico de Bizkaia. Recepcionados pela diretora de Inovação, Mirian Ibarrondo, a comitiva conheceu a estrutura da instituição. “Este parque tem 130 empresas de alta tecnologia e gera sete mil empregos. É uma referência”, exaltou Schirmer.

Outra agenda que teve a companhia da comitiva empresarial foi no centro tecnológico Tecnalia, em Bilbao. A empresa, que integra o grupo de entidades sócias à Associação Cluster de Indústrias do Meio Ambiente do País Basco (Aclima), parceira de Santa Maria, é uma companhia internacional que atua em dezenas de países, inclusive, no Brasil, nos estados do Rio Grande do Sul e Paraná e no Distrito Federal.

À convite do prefeito, empresa internacional deve visitar Santa Maria

Os contatos feitos durante o 4º Encontro Mundial de Prefeitos (World Cities Summit Mayors Forum 2013) rederam frutos ao prefeito Cezar Schirmer. Isso porque, o chefe do Executivo foi convidado a conhecer a empresa Ingeteam – companhia que fatura, anualmente, cerca de 500 de milhões de euros e é uma das principais no setor de geração de energia da Espanha. Recepcionado pelo diretor de Marketing e de Relações Internacionais, Eduardo Gimenez, Schirmer apresentou a cidade e falou sobre o Santa Maria Tecnoparque.

Durante a visita, ainda, o prefeito conheceu um protótipo mundial de veículo elétrico desenvolvido pela empresa. Além disso, Schirmer convidou os diretores da empresa para conhecerem a cidade e o Parque Tecnológico, que possui um modelo de gestão do complexo, que conta com a participação de instituições de ensino superior, entidades empresariais e o Poder Público. A previsão é que os empreendedores visitem Santa Maria no segundo semestre deste ano.

O chefe do Executivo cumpre agendas em Madrid, na Espanha, nesta quita-feira (20), e retorna para o Brasil ao final do dia.

Jornalista Luiz Otávio Prates
Fotos: Rogério Assis Brasil
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial