Inicial > Notícias > Arraial do Coração: festejos juninos...

Notícias

19/06/2013 19/06/2013 17h11m

Arraial do Coração: festejos juninos começam nesta quinta-feira, em Santa Maria. Saldanha Marinho espera as famílias


Pequenos, com suas famílias, foram a grande atração da Festa Junina do ano passado, na Saldanha Marinho - Foto: Guilherme Bicca/Prefeitura

Junho é mês de homenagear, com festa, os santos padroeiros São João, São Pedro e Santo Antônio. Em todo o país são realizadas manifestações populares, os chamados “Arraiás Caipiras”, com muita dança, música, comida típica e vestuário característico. Em Santa Maria, a Festa Junina 2013 - Arraial do Coração, uma promoção da Prefeitura Municipal, com realização da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL), e patrocínio da empresa Revita, começa nesta quinta-feira (20), na Praça Saldanha Marinho.

Em sua segunda edição, o palco da festa está sendo todo enfeitado com as tradicionais bandeirinhas de São João, portais de acesso, os estandartes dos três santos padroeiros, além dos adornos reciclados de garrafas pet, a exemplo do que acontece no Natal do Coração. Na Praça de Alimentação, o público poderá se deliciar com pipoca, quentão, pinhão, milho verde cozido, caldo de milho, rapadurinhas, tapioca, entrevero e churrasquinho, entre outras guloseimas.

Com a realização do evento, a Prefeitura busca resgatar a popularidade dessas festas e oferecer à comunidade uma oportunidade de lazer, cultura e convívio familiar, em um espaço central da cidade. A Festa Junina abre ao público com uma mostra do que ocorrerá durante todo o período, como a Rádio Arraial; a participação dos personagens caipiras “Mirosmar, Mirna e Morna”, além da visita das escolas à festa. Às 19h, a confraternização muda o tom para o tradicional “Bailinho”, com o Arraiá Trio e apresentação de quadrilhas. Às 20h30 é a vez da apresentação da banda Conversa Fora, com encerramento às 22h.

A Abertura Oficial do Arraial de Santa Maria será na sexta-feira (21), às 20h, com show do Grupo Mate Novo e a chegada de Santo Antônio, o “Santo Casamenteiro”. Antes disso, às 18h30, os alunos da Escola de Artes Eduardo Trevisan (Emaet) realizam o “Roda de Arte” com música, exposição de desenhos, pinturas sobre Santa Maria, coral e teatro.
Durante a festividade, o Arraial inicia suas atividades todos os dias às 14h, com a abertura das barracas, e encerra às 22h.

Entre as atrações estão a Rádio Arraial, com a participação dos caipiras; o “Bailinho”, às 19h, com tablado para o público dançar e se divertir; e os shows musicais, com artistas e bandas da cidade, a partir das 20h. Também está no cronograma a recepção aos santos padroeiros, Santo Antônio, São João e São Pedro; o casamento na roça; e o tradicional concurso de quadrilhas.

Um dos coordenadores do evento, Ogier Rosado, explica que na edição do ano passado houve expressiva participação da comunidade, principalmente, no que diz respeito ao espaço disponibilizado para as pessoas dançarem, o que será repetido este ano. Rosado ressalta que haverá a participação das escolas e grupos da terceira idade, mas que a marca do evento será a presença da família. “Isso ficou latente na edição anterior, com a presença de muitas famílias na Praça Saldanha Marinho, o que confere ao evento a sensação de segurança, acolhimento e amor entre pessoas”, avalia Ogier.

Confira a programação:

Dia 20/06/2013
14h- abertura das barracas
15h- Abertura da Rádio Arraial, participação dos Caipiras, Miroosmar, Mirna e Morna, visita das escolas do município
19h- Inicio do Bailinho, com apresentação de quadrilhas
22h- Encerramento

Dia 21/06/2013
14 h- Abertura da Praça de Alimentação
15h- Abertura da Rádio Arraial e participação dos Caipiras, visitação de escolas
19h- Inicio do Bailinho, com apresentação de quadrilhas
20h- Abertura Oficial, com show de abertura Mate Novo Chegada de São João
22h- Encerramento

Dia 22/06/2013
9h- Abertura das barracas da praça de alimentação
9h30- Início da Rádio Arraial visita de escolas
15h-Inicio da participação dos Caipiras, vista de escolas e demais grupos de 3ª Idade
19h- Início do Bailinho e apresentação de quadrilhas

Dia 23/06/2013
14h- Abertura das barracas da praça de alimentação
15h- Início da Rádio Arraial e participação dos Caipiras, visita de escolas, grupos
19h-Início do Bailinho com apresentação de quadrilhas
20h- Show com Miguel Brasil, Jorge Cezar e J.P. Molina
22h- Encerramento

Texto: Jorn. Vera Jacques e Guilherme Bicca

Fotos: Arquivo Prefeitura

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial