Inicial > Notícias > Dia D contra a Paralisia Infantil...

Notícias

08/06/2013 08/06/2013 21h33m

Dia D contra a Paralisia Infantil imunizou 4.767 crianças, em Santa Maria, neste sábado (8)


Movimento foi grande na unidade móvel localizada no centro da cidade

A Campanha de vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) iniciou neste sábado (8), com o Dia Nacional de Mobilização, denominado Dia D. Em Santa Maria, a Prefeitura, por meio as Secretaria de Município da Saúde, disponibilizou a vacina nas unidades de saúde da zona urbana e da zona rural, e em mais duas unidades volantes. Uma delas localizada na Praça Saldanha Marinho, no Centro da cidade, e a outra no Monet Plaza Shopping, no bairro Nossa Senhora de Lourdes. A maioria dos pontos atendeu das 8h às 18h.

Segundo informações do Setor de Vigilância de Epidemiologia, da Superintendência de Vigilância em Saúde, neste primeiro dia da campanha, que se estende até o dia 21 deste mês, foram imunizadas 4.767 crianças de 6 meses a menores de cinco anos ( 4 anos 11 meses e 29 dias ), que são o público-alvo da campanha. A meta, em Santa Maria é imunizar 14.495 crianças, inclusive àquelas que já têm o esquema de vacinas em dia ou que tenham sido imunizadas em outras campanhas. A responsável pelo setor, enfermeira Ana Motta, avalia que o saldo do "Dia D" foi positivo. Segundo Ana, o total de vacinados neste sábado corresponde a 32,88% da meta. 

A campanha terá prosseguimento na próxima segunda-feira (10). As gotinhas serão ofertadas nas Unidades de Saúde do município, conforme o horário das salas de vacinas dos postos. Nos distritos a campanha também inicia no dia 10 e encerra no dia 19 de junho e será realizada por meio de unidades volantes, em diferentes horários. É importante salientar que os pais ou responsáveis devem ter em mãos a caderneta de vacinas da criança.

Apesar do frio intenso, o sol apareceu no final da manhã deste sábado em Santa Maria o que fez com que os pais levassem seus filhos para se vacinar. Quem estava no centro aproveitou a unidade móvel da Praça Saldanha Marinho, que contou ainda com a presença do tradicional personagem o “Zé Gotinha”. Robson Garcia, pais de Sara Lucas Garcia, de 1 ano, foi um dos que levou a filha para se vacinar. “A campanha é ótima. É uma questão de saúde e prevenção”, avaliou.

Também na fila da unidade móvel da Saldanha Marinho, estava Jacques Leal, pai de Lorenzo Leal, de 8 meses. Ele considera a vacina fundamental para a saúde das crianças. “É uma obrigação dos pais levarem os filhos para receber a gotinha, o que dá tranquilidade para a família”, diz. Jacques acrescenta que a prevenção sai bem mais barato.
 A maioria dos pais compartilha da mesma opinião e acredita que é obrigação levar os filhos para se vacinar. Liliana Pincolini, mãe de Camile Pincoline, de dois anos, considera muito importante vacinar as crianças para proteger contra a doença. “Esta é uma obrigação de todos os pais”, assegura Liliana.

 Números da campanha de vacinação no Brasil

Segundo informações do Ministério da Saúde, com a Campanha Nacional de vacinação contra a Poliomielite, a meta é vacinar 95% das 12,9 milhões de crianças de seis meses a cinco anos que existem no País. Ainda de acordo com o ministério, 115 mil postos de vacinação estavam em funcionamento neste sábado, além dos postos móveis instalados em shoppings, rodoviárias e escolas. O Ministério da Saúde destinou R$ 13,7 milhões para a aquisição de 19,4 milhões de doses da vacina oral (as chamadas gotinhas).

Não existe tratamento para a poliomielite e a vacinação serve como prevenção. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.

O ministério ressalta que é importante os pais levarem a caderneta de vacinação de seus filhos para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal da criança. Em 2012, foram vacinadas cerca de 14 milhões de crianças, o que representou 99% do público alvo.
 

Texto: Jorn. Vera Jacques
Foto: Carlos Nunes
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial