Na tribuna: em sessão plenária, prefeito presta contas das ações do Executivo e anuncia medidas à comunidade

23/05/2013 | atualizado às 21h10m


Em cumprimento à determinação regimental da Câmara de Vereadores, o prefeito Cezar Schirmer usou a tribuna do Legislativo, na tarde desta quinta-feira (23), para prestar contas das ações da administração aos parlamentares e à comunidade. Por cerca de uma hora, o chefe do Executivo falou sobre a realidade financeira do município, apresentou números relativos ao orçamento da Prefeitura, anunciou medidas e fez um balanço das ações e das conquistas do governo nos últimos quatro anos.

Entre as áreas consideradas prioritárias para a nova etapa da administração municipal, o prefeito destacou a gestão e as finanças como a base de sustentação do Governo. “São temas essenciais. Trabalhamos nestas áreas para fazer mais com menos”, comentou. E, foi no setor financeiro que o chefe do Executivo enalteceu o crescimento na arrecadação do município, os elevados investimentos na saúde e na educação, a responsabilidade com as contas públicas e a diminuição da insuficiência financeira.

Schirmer quer transformar Santa Maria em uma referência em qualidade de gestão para os demais municípios do país. Para isto, investiu na contratação e elaboração dos planos diretores de Mobilidade Urbana, Saneamento Ambiental, Informática e Mobilidade Rural, do levantamento aerofotogramétrico e do recadastramento urbano. “Queremos dotar a Prefeitura de instrumentos modernos de gestão que vão nos permitir saber a realidade do município e ter uma ação mais efetiva sobre os problemas da cidade”, explicou.

Outro setor considerado prioritário pelo prefeito é o desenvolvimento econômico. Este, por sua vez, o chefe do Executivo quer tratar com uma atenção redobrada. “Esta é uma questão fundamental. Somente com o desenvolvimento econômico e com a geração de emprego e renda é que nós poderemos reverter a situação econômica da nossa cidade”, apontou. Schirmer foi mais além e reforçou a importância da política de atração de investimentos e apoio aos negócios locais para o efetivo desenvolvimento do município.

Dentro desta política de desenvolvimento, o prefeito apontou a produção primária e o turismo como dois dos pilares de sustentação da economia do município. “O turismo é um grande instrumento de geração de renda. Nós temos todas as ferramentas necessárias para investir ainda mais nesta área”, alegou. Schirmer foi mais além e enalteceu a importância das instituições de ensino superior para a cidade. “Precisamos transformar todo este conhecimento gerado nas universidades em PIB (Produto Interno Bruto)”, citou.

Uma das medidas anunciadas pelo prefeito diz respeito ao novo Código Tributário. Para Schirmer, o município tem taxas demais e uma altíssima Dívida Ativa. “Por isso, há a necessidade de termos informações compatíveis e adequadas”, destacou, referindo-se a elaboração de um novo código. Além disso, o chefe do Executivo destacou que o governo dará continuidade às ações relevantes e aos investimentos em educação e saúde. “Vamos dar uma atenção muito especial aos postos de saúde”, sinalizou.

Relativamente à saúde, o prefeito exaltou as conquistas do Hospital Regional, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Unidade de Pronto Atendimento, da reforma dos postos de saúde e do Pronto Atendimento Rubem Noal, na Tancredo Neves, e do significativo aumento no número de leitos SUS. “As dificuldades ainda residem nos postos de saúde”, disse.

Prefeito tornou a lamentar a tragédia

Ao final de seu pronunciamento, o prefeito Cezar Schirmer voltou a lastimar a tragédia que abalou Santa Maria e o mundo. “Todos nós lastimamos, todos ficamos sentidos com este fato que enlutou tantas famílias da nossa cidade. Vivemos momentos de luto, de expiação, mas precisamos seguir em frente. Não deixaremos de amparar as famílias, de ajudar”, disse o prefeito, que lembrou a criação do Centro de Atenção Psicossocial 24 Horas para atender os atingidos.

Para Schirmer, esta tragédia tem que deixar um legado para a cidade e para o Brasil. “Aquela realidade, que tanto nos enlutou, tem que deixar um legado. Este legado é não permitir que isto nunca mais aconteça na nossa cidade ou em qualquer lugar”, finalizou.

Jornalista Luiz Otávio Prates, com colaboração de Vera Jacques
Fotos: Felipe Pires

Imagens