Notícias

19/04/2013 22/04/2013 14h34m

Prefeitura apresenta diagnóstico do Plano Diretor de Mobilidade Urbana em audiência pública, dia 15 de maio


A média de veículos que circula diariamente pelo centro da cidade ao meio dia é de 50 mil - Ilustração Escritório da Cidade

O Plano Diretor de Mobilidade Urbana, serviço contratado pela Prefeitura Municipal e que vem sendo desenvolvido em Santa Maria com a finalidade de planejar o futuro do trânsito, transporte público e privado, além do sistema viário da cidade dentro de um conceito sustentável de mobilidade para os próximos 20 anos, encerra a sua primeira etapa, a fase de análise e diagnóstico, no final do mês de abril. Os dados levantados farão parte de um relatório montado até o dia 30 desse mês e apresentado na próxima audiência pública marcada para o dia 15 de maio. Porém já existem dados pré-estabelecidos, e alguns impressionam, como os 50 mil veículos que trafegam diariamente no centro da cidade, no horário de pico do meio-dia.

Encerrada a fase de análise e diagnóstico, o plano entra na etapa das proposições, onde o consórcio formado pelas empresas Idom e Sinergia, juntamente com um conselho multidisciplinar formado por servidores da Prefeitura, irão identificar soluções e gerenciar e testar as sugestões entregues pela população e entidades. Algo que poderá ser feito tanto através das audiências públicas quanto de um canal a ser criado na internet para possibilitar essa interatividade.

Para o vice-presidente do Escritório da Cidade, Fábio Vasconcelos, cada demanda ou anseio é vital para a completude e abrangência do Plano de Mobilidade na cidade. “O plano é dividido em quatro fases de execução e a população participa de quase todos os momentos. Isso porque cada mínima ação é importante. O plano nada mais é que a união de determinados programas que, por sua vez, são formados por uma série de ações. Geralmente quando se pensa em mobilidade, se relativiza ao carro, mas na verdade os planos se relacionam até com os passeios públicos”, explica.

Alguns dados já estabelecidos

- O número de pessoas que passaram a utilizar veículos auto-motores para se deslocar na cidade cresceu 69% nos últimos 10 anos, enquanto a população só cresceu 6% no mesmo período.

- A frota de automóveis cresceu 67% e o de motocicletas 194% desde 2002

- 5 mil é o número de pedestres que trafegam pelo centro da cidade em horário de pico, ao meio-dia. Os pontos mais movimentados ficam na esquina da Rua Dr. Bozzano com Floriano Peixoto e também na intersecção da Avenida Rio Branco com Rua Venâncio Aires

- 3 mil é a média de pedestres que passam na esquina da Avenida Rio Branco com Rua Venâncio Aires no horário de pico da tarde (18h)

- 50 mil é a média de veículos que circulam diariamente pelo centro da cidade em horário de pico, ao meio-dia

- 65% é o número de ônibus que carregam menos de 10 passageiros por dia em Santa Maria

- Os bairros onde os moradores mais utilizam veículos privados para deslocamento até o centro da cidade são os de Camobi e Parque Pinheiro Machado

Texto: Guilherme Bicca
Foto: Ilustração Escritório da Cidade
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial