Inicial > Notícias > Direção da Unifra apresenta à Prefeitura...

Notícias

19/03/2013 19/03/2013 16h21m

Direção da Unifra apresenta à Prefeitura projeto do futuro Hospital de Ensino São Francisco


Nos últimos quatro anos Santa Maria somou grandes avanços na área da saúde. Entre as conquistas está a Unidade de Pronto Atendimento (UPA); as ambulâncias do SAMU; a construção o Hospital Regional e o início das atividades da Unidade SUS do Hospital de Caridade. E já está a caminho outro grande empreendimento: a criação do Curso de Medicina do Centro Universitário Franciscano (Unifra) e com ele o Hospital de Ensino São Francisco.

Na manhã desta terça (19) a reitora da Unifra, irmã Iraní Rupolo apresentou ao prefeito Cezar Schirmer o anteprojeto do Hospital São Francisco. A reunião aconteceu no Gabinete do Chefe do Executivo, com a presença do diretor Rogério Assis Brasil. Acompanharam a reitora, o arquiteto responsável pelo projeto, André Arzeno; a pró-reitora de Graduação, professora Vanilde Bisoglin; a pró-reitora de Administração, Inacir Pederiva e a médica Léris Haeffner, coordenadora do curso de Medicina do Centro Universitário, que já se encontra em tramitação no Ministério da Educação (MEC), desde o ano passado.

Junto com a exposição do projeto, a partir de três perspectivas (planta baixa, vista aérea e vista lateral) as dirigentes explicaram que o empreendimento, que terá 35 mil metros de área construída, significará 400 novos leitos e cerca de 2 mil empregos, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 140 milhões. “Além de imensos benefícios sociais, econômicos, educacionais e na saúde pública, consolidará nossa cidade como o maior polo de saúde do interior do Rio Grande do Sul ”, acentua o prefeito Cezar Schirmer.

Instituição prepara estrutura do curso enquanto projeto tramita no MEC

A dirigente da instituição de ensino aguarda com expectativa a aprovação do projeto do curso de Medicina, que foi encaminhado ao Ministério da Educação, em agosto de 2012. “Estamos em acompanhamento da análise deste projeto, queremos que ele seja aprovado nos próximos tempos”, diz a reitora. Irmã Iraní Rupolo pondera que não é possível dimensionar o prazo de aprovação, se é um ano ou dois, devido à questão burocrática do ministério. “Mas, enquanto isso, a Unifra está se preparando com toda a base de serviços da medicina da saúde, enfim, da enfermagem e de outros setores para que as necessidades do curso sejam bem atendidas quando da sua abertura”, afirma a reitora.

A coordenadora escolhida para organizar o curso de Medicina da Unifra, a médica Léris Haeffner, acrescenta que o projeto do Hospital de Ensino foi pensado para ser grande. “Porque a Unifra pensa grande”, enaltece a professora. “Neste momento Santa Maria tem que pensar grande, como o Dr. José Mariano da Rocha Filho quando criou o primeiro curso de Medicina do interior do Rio Grande do Sul”, referindo ao curso da UFSM.
 



Texto: Jorn. Vera Jacques
Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Santa Maria
Fotos: Felipe Pires

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial