Inicial > Notícias > Audiência pública sobre o Plano Diretor...

Notícias

06/12/2012 06/12/2012 11h23m

Audiência pública sobre o Plano Diretor de Mobilidade Urbana acontecerá na próxima quarta (12)


A Prefeitura de Santa Maria, por meio do Escritório da Cidade, informa à comunidade que na próxima quarta (12) será realizada a primeira Audiência Pública do Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU). Na oportunidade, serão apresentados os objetivos e metas a serem atingidos pelo Plano, assim como os primeiros resultados dos trabalhos em andamento. A Audiência acontecerá no Auditório do Centro Administrativo Municipal, na Rua Venâncio Aires, nº 2277, às 18h30. (Confira a programação abaixo)

O Plano Diretor de Mobilidade Urbana está sendo elaborado pela empresa IDOM/Sinergia, de Bilbao (ESP), contratada pela Prefeitura de Santa Maria e fiscalizado pelo Escritório da Cidade. Desde o início deste mês, os santa-marienses estão sendo abordados para responder a um questionário, que faz parte de mais um etapa rumo à elaboração do PDMU. Este plano apontará soluções para os congestionamentos do trânsito, para o transporte coletivo e de cargas, estacionamentos, implantação de ciclovias, entre outras situações. A pesquisa se desenvolverá até janeiro de 2013.

A elaboração do PDMU, financiada com recursos do Banco Mundial (Bird), é acompanhado por um grupo técnico, formado por representantes do Escritório da Cidade, secretarias de Município de Infraestrutura e Serviços, Controle e Mobilidade Urbana, Planejamento Estratégico e Projetos Especiais. O plano prevê a elaboração de projetos relacionados aos aspectos de infraestrutura, físico-operacionais, discussões sociais e de gestão institucional para nortear as ações planejadas. O PDMU deve estar finalizado até o mês de maio de 2013.

Confira a programação da Audiência Pública do PDMU

18h30 – Apresentação do PDMU pelo Prefeito e Secretários
•Introdução
•Objetivos estratégicos do PDMU
18h50 – Trabalhos em andamento do PDMU de Santa Maria (Consórcio IDOM/Sinergia)
O que é um Plano Diretor de Mobilidade Urbana e por que fazê-lo?

O PDMU de Santa Maria
-Reconhecimento do problema
-Linhas de trabalho do plano de mobilidade
•Desenvolvimento do PDMU
-Metodologia
-Fases e cronograma
•Identificação e Análises prévias

-Informações cartográficas, urbanísticas e sócio demográficas
-Pesquisas e levantamentos iniciais
-Primeiras conclusões

20h30 – Abertura para discussões/sugestões
21h30 – Conclusões e despedida do Prefeito

Texto: Jorn. Vera Jacques
Fotos: Arquivo

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial