Notícias

04/12/2012 05/12/2012 09h39m

Política de valorização da rede municipal de ensino recebe o reconhecimento da Fiergs


O prefeito Cezar Schirmer, o secretário de Município da Educação, João Luiz Roth, e a secretária adjunta da pasta de Educação, Silvana Guerino, acompanharam o evento, juntamente com a equipe da Smed, gestores, pais de alunos e professores

Ao longo da atual gestão as escolas da rede municipal foram estruturadas através de reformas, construções e equipamentos para a promoção da educação e lazer. A capacitação pedagógica não ficou de fora, professores e gestores participaram de cursos e reuniões com objetivo de modernizar a escola como um todo. O resultado de todo o investimento e empenho no setor se refletiu na participação do município na V Mostra de Boas Práticas do Programa Consultoria para Educação de Qualidade, que aconteceu no dia 3 de dezembro, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS - promotora da inciativa), Teatro do Serviço Social da Indústria (SESI).

De todo o Rio Grande do Sul, cinco escolas foram selecionadas para apresentar cases de sucesso no palco. Santa Maria foi representada no palco através do Centro da Educação Infantil Casa da Criança. A cidade também esteve com duas escolas na mostra de painéis, sendo elas a Emef Santa Flora e Emef Pão dos Pobres Santo Antônio, também apresentando experiências desenvolvidas no âmbito de gestão, com a participação da comunidade, professores e alunos. O encontro reúne 27 municípios do Estado que aderiram ao Programa Consultoria para Educação de Qualidade, que visa proporcionar a melhoria dos indicadores de qualidade da educação básica.

Em Santa Maria participaram do Programa 38 escolas de ensino fundamental e 19 instituições de educação infantil. A capacitação dos gestores totalizou 64 horas de formação envolvendo temas e ferramentas relacionadas a gestão de qualidade com a aplicabilidade nas escolas da rede. O encontro contou com o relato e apresentação das experiências desenvolvidas no âmbito de gestão. O prefeito Cezar Schirmer, o secretário de Município da Educação, João Luiz Roth, e a secretária adjunta da pasta de Educação, Silvana Guerino, acompanharam o evento, juntamente com a equipe da Smed, gestores, pais de alunos e professores.

O presidente da Fiergs, Heitor José Müller, agradeceu os presentes e colaboradores. “Lançado em 2008, o Programa Consultoria para a Educação de Qualidade está consolidado como prática que melhora o ensino e atendeu, somente neste ano, 423 escolas gaúchas. A sociedade que pratica uma educação de qualidade terá competência para enfrentar o mercado globalizado”, destacou Müller. O público de quase 800 pessoas também pôde acompanhar a palestra “O Planejamento como Instrumento de Transformação”, do prof. Celso dos Santos Vasconcellos, Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, pedagogo, filósofo, pesquisador e escritor.

O prefeito Cezar Schirmer apontou que Santa Maria começa a colher os resultados de uma política pública que beneficia todos os setores. “No desenvolvimento veio o reconhecimento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No turismo, recebemos recentemente o reconhecimento pelo esforço que estamos fazendo no sentido criarmos condições para que Santa Maria se torne de fato um destino a ser visitado. Na educação não é diferente. Estamos entre os melhores colocados na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação básica (Ideb) e investimos como nunca no aparelhamento das escola”, considerou o prefeito.

“Os resultados estão aparecendo e, com eles, o reconhecimento, nesse caso, da Fiergs, que coloca Santa Maria num cenário a ser seguido pelos demais municípios do Rio Grande do Sul no que toca a educação", concluiu o chefe do Executivo. Para o secretário Roth, o reconhecimento da Fiergs mostra que Santa Maria revolucionou o cenário da educação municipal. “Os investimentos, a valorização dos professores, a política pedagógica atualizada e outras iniciativas nos colocam num patamar diferenciado em relação ao que vem sendo praticado e verificado na educação pública em nível nacional. Estamos muito felizes e motivados a continuar essa transformação. Ganham os professores, os alunos e toda a comunidade escolar", disse o secretário.

No encontro também foi concedido o Prêmio Planejamento 2012. O primeiro lugar ficou com a Emef Santo Antonio, do município de Portão, a segunda colocada foi a Emei Sol Criança, de Santiago, e o terceiro lugar ficou com a EMEf Edmundo Kern, também de Portão. Foram concedidas Menções Honrosas para o Núcleo Municipal de Educação de Jovens e Adultos, de Santa Cruz do Sul, e Emef Carlos Oswin Franke, do município de Portão.


Confira o relato dos gestores santa-marienses que participaram da V Mostra de Boas Práticas do Programa Consultoria para Educação de Qualidade

Rossonia Serafini – Centro de Educação Infantil Casa da Criança – Apresentação no palco
“Através da consultoria nós formamos uma comissão na escola, onde criamos duas perguntas com intuito de identificar problemas e melhorar a escola. O diferencial destas reuniões com os pais foi que não ouve a intervenção da equipe diretiva, os encontros foram dirigidos pelos próprios pais. Nos encontros foram abordado o que faltava para a escola ser melhor e o que a comunidade escolar pode fazer para contribuir. Estes dados foram tabulados. Foi aí que surgiu a necessidade da biblioteca, mas nós não tínhamos opção de sala. Então um carrinho está sendo usado para passar os livros nas salas e duas mães se ofereceram para este trabalho, duas vezes por semana. O interessante é que parece que elas já fazem parte da equipe da escola. Foi uma parceria que deu muito certo, além de ser divertido para os alunos. Quando fomos selecionados não tínhamos a dimensão deste evento. Acho que a atuação da Secretaria da Educação foi muito boa. Entendo que é importante não só educadores nos darem os cursos, saímos do meio doméstico e nos profissionalizamos. Um trabalho diferenciado”.


Ivoneti da Silva – Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Flora – Apresentação em painel
“Este foi um trabalho maravilhoso. O levantamento dos problemas da escola contou com a participação de todos e o plano de ação traçado já apresenta resultados. Por exemplo, neste ano, já foi implantado a Hora da Leitura, Horta Escolar e reuniões com a comunidade. Estas várias ações se somam para reduzir de 20 para 10% a repetência na escola, esta é a nossa meta. Participar de um encontro como este mostra que não estamos por fora do que esta sendo exigido pelo governo e sociedade. A educação acontece em todos os momentos. A Secretaria de Educação nos deu muita força e apoio para nós chegarmos até aqui”.


Carla Raquel da Luz - Escola Municipal de Ensino Fundamental Pão dos Pobres Santo Antônio – Apresentação em painel
“O principal efeito que o curso acarretou para a escola foi na organização do trabalho que vínhamos fazendo. Tenho que destacar que quando apresentamos este trabalho para a comunidade escolar todos aderiram, tivemos grande aceitação. Organizamo-nos para fazer reuniões semanais para que os assuntos tenham encaminhamento efetivo. Atuamos em todos os passos do Programa e com a participação de todos. A escola foi chamada para a mostra de painéis principalmente pelo ‘diagnostico’, aplicamos vários questionários aos pais e alunos, fizemos a tabulação do que foi respondido e a construção de gráficos. A Secretaria de Educação foi muito feliz em mediar este trabalho com a Fiergs, pois ele é rápido e prático. Muitas vezes nos preocupamos em fazer mestrado e doutorado na busca de teoria. Este trabalho foi prático, trouxe resultados muito rápidos. Com certeza se esta ideia não tivesse partido da Secretaria de Educação não estaríamos aqui”.


Cleci Ribeiro da Costa – Consultora do Sesc que concedeu consultoria aos gestores de Santa Maria e Rio Grande
A atuação de Santa Maria foi fantástica, pois a Secretaria de Educação estava muito presente e isso é fundamental, não adianta falarmos em gestão se a gente não tem os gestores envolvidos no projeto. Com este conjunto conseguimos ver as pessoas fazendo o que é orientado e vendo as coisas funcionar.


Texto: Maria Luiza Guerra
Foto: Maria Luiza Guerra e Felipe Pires
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial