Inicial > Notícias > Tertúlia transforma SM na capital do...

Notícias

29/11/2012 30/11/2012 16h27m

Tertúlia transforma SM na capital do nativismo até domingo. Evento começa nesta sexta (30), no CDM


Tudo pronto no CDM para mais uma edição da Tertúlia. Entrada é franca. Evento inicia às 21h desta sexta (30). Foto: João Alves

A partir desta sexta-feira (30) até o próximo domingo (2), Santa Maria se transforma na capital do nativismo. Nesse período, ocorre a XX Tertúlia Musical Nativista, que em 2012 muda de endereço, passa a ser realizada nas dependências do Centro Desportivo Municipal (CDM). O festival que já ultrapassa as fronteiras do município e da Região, terá representantes de Porto Alegre, Santana de Livramento, Santo Ângelo, Osório, Uruguaiana, Palmeira das Missões e Caxias do Sul, entre outras cidades.

A XX Tertúlia é uma promoção da Prefeitura Municipal, tem como entidade apoiadora a Associação Tradicionalista Estância do Minuano, financiamento da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul – LIC/RS e patrocínio da Caixa Federal. As apresentações acontecerão a partir das 21h30. A entrada ao local do evento é franca, mas os organizadores pedem a solidariedade dos santa-marienses. Nas noites de Tertúlia estarão sendo recolhidos no CDM alimentos não perecíveis doados de forma espontânea pelo público. Oristela Alves, uma das coordenadoras do festival, explica que não haverá distribuição ou retirada antecipada de ingressos e que a entrada será livre, como todos os eventos da Prefeitura.

Ao todo, são 20 composições concorrentes, que serão apresentadas AP público e à apreciação dos jurados nas noites de sexta e sábado (1º). Quatorze músicas serão classificadas para a final que acontece no domingo, junto com a premiação dos vencedores. A comissão julgadora está assim constituída: Érlon Péricles, Francisco Alves, Juarez Fonseca, Julio Pereira, Nenito Sarturi, Ramires Monteiro, Sérgio Rojas. (Confira, em anexo, o regulamento da XX Tertúlia)

Ordem de apresentação das concorrentes

Dia 30/11 – Sexta-Feira
Horário: 21h

Show Abertura: João Chagas Leite
Show de Intervalo: Buenas e M'spalho

Apresentação das músicas classificadas

1. Romance do Peão Pachola
Ritmo: Milonga Arrabalera
Letra e Música: Adão Quevedo
Intérprete: Cristiano Quevedo
Localidade: São Lourenço

2. Saudade, Tempo e Lembrança
 Ritmo: Milonga
 Letra: Belmiro Pereira
Música: Luiz Cardoso
Intérprete: Robledo Martins
Localidade: Santana do Livramento

3. Os Três Estados da Milonga
 Ritmo: Milonga
Letra: João Stimamillo
Música: Miguel Tejera
Intérprete: Pirisca Grecco
 Localidade: Porto Alegre

4. Sete Cruzes
Ritmo: Canção
Letra: Tadeu Martins
Música: Lenin Nunez
Intérprete: Ângelo Franco
Localidade: Santo Ângelo/Porto Alegre

5. Botei a Fuça No Dia
Ritmo: Vaneirão
Letra: Hermes Regis Lopes
Música: Fabrício Harden
Intérprete: Juliano Moreno
Localidade: Caxias do Sul/Porto Alegre

6. A Torre
Ritmo: Milonga
Letra: Volmir Coelho/Otelo Caiafo
Música: Volmir Coelho
Intérprete: Volmir Coelho
Localidade: Santana do Livramento

7. Aos Meus
Ritmo: Valsa
Letra: Matheus Neves da Fontoura
Música: Felipe Barreto
Intérprete: Shana Müller
Localidade: Porto Alegre

8. Terra Santa Maria
Ritmo: Toada
Letra: Moisés Silveira de Menezes
Música: Renato Miraihl
Intérprete: Renato Miraihl
Localidade: São Pedro do Sul/Santa Maria

9. Com a Lua na Garupa
Ritmo: Canção
Letra e Música: Ernesto Fagundes
Intérprete: Ernesto Fagundes
Localidade: Porto Alegre

10. Guaira
Ritmo: Zamba
Letra: Heleno Cardeal
Música: Lanes Cardeal
Intérprete: Analise Severo
Localidade: Santo Antônio da Patrulha

Dia 1º/12 – Sábado
Horário: 21h
Show de Abertura: Os Angueras
Show de Intervalo: Daniel Torres

1. Dos Abraços Que Guardei
Ritmo: Canção
Letra: Rômulo Chaves
Música: Nilton Ferreira
Intérprete: Nilton Ferreira
Localidade: Palmeira das Missões/Jaguari

2. O Calçadão
Ritmo: Milonga
Letra: Evandro Zamberlan
Música: João Chagas Leite
Intérprete: João de Almeida Neto
Localidade: Santa Maria

3. Bico de Carancho
Ritmo: Chamarra
Letra: Rafael Ferreira/Felipe Corso
Música: Zulmar Benites
Intérprete: Flavio Hansen
Localidade: Vacaria/Santa Maria

4. Grão Após Grão
Ritmo: Canção
Letra: Carlos Omar Villela Gomes
Música: Piero Ereno
Intérprete: Jean Kirchoff
Localidade: Santa Maria/Jaguari

5. Valsa Entre As Nuvens
Ritmo: Valsa
Letra: Caio Martinez
Música: Cristian Sperandir
Intérprete: Adriana Sperandir
Localidade: Porto Alegre/Osório

6. Quero uma Vaneira
Ritmo: Vaneira
Letra: Eron Carvalho
Música: Sérgio Rosa
Intérprete: Adams Cezar
Localidade: Santo Ângelo/Santa Maria

7. Voltando Pra Casa
Ritmo: Chamarra
Letra: Sabani Felipe de Souza/Leandro Ribeiro
Música: Marcelinho Carvalho
Intérprete: Dartagnan Portella
Localidade: Cruz Alta

8. Gare
Ritmo: Milonga
Letra: Silvio Genro
Música: Tuny Brum
Intérprete: Chico Saratt
Localidade: Uruguaiana/Santa Maria

9. Recordando a Doma Antiga
Ritmo: Chamarrita
Letra: Alsom Pereira da Silva
Música: Adair de Freitas
Intérprete: Adair de Freitas
Localidade: Rosário do Sul/Santana do Livramento

10. Um Peão Campeiro Igual a Tantos
Ritmo: Chamarra
Letra: Leonardo Borges/Junior Aires
Música: Fabrício Ocaña
Intérprete: Fabrício Ocaña/Daniel Cavalheiro
Localidade: Santana do Livramento

Dia 02/12 – Domingo
Horário: 21h
Show de Abertura: Os Fagundes

Apresentação das (14) quatorze canções classificadas
Show de Intervalo: Elton Saldanha
Divulgação da Premiação Final

Tertúlia Livre retomada
As antigas edições da Tertúlia Musical Nativista tinham como marca registrada o palco livre montado na Estância do Minuano, entidade fundadora do certame, que permanece como co-promotora do festival. Pois, atendendo o desejo do prefeito Cezar Schirmer, a Tertúlia Livre está de volta este ano, numa nova formatação, adequada à realidade do festival, que, desde seu resgate, em 2010, vinha sendo realizado na Gare da Estação Ferroviária e, neste ano, realiza-se no Centro Desportivo Municipal (CDM). “Teremos um palco livre, na Praça de Alimentação, para receber os músicos profissionais e amadores que queiram brindar o público com sua arte”, revela a secretária de Município da Cultura, Iara Druzian. De acordo com ela, a estrutura estará funcionando por até duas horas após as apresentações oficiais da XX Tertúlia Musical Nativista.

XX Tertúlia apresenta nomes consagrados da música nativista
A histórica vigésima edição da Tertúlia Musical Nativista reserva para o público uma seleção de espetáculos de abertura, intervalo e encerramento digna da grandeza do festival. Os artistas convidados têm em comum a grande identificação com Santa Maria e com a história do evento.

A abertura do certame musical, às 21h da sexta-feira, 30 de dezembro, no Centro Desportivo Municipal (CDM) está a cargo do uruguaianense radicado em Santa Maria, João Chagas Leite. Multicampeão da época de ouro dos festivais nativistas, o intérprete e compositor gravou seu nome na história da Tertúlia com canções como “Penas”, “Campo, Pampa e Querência” e diversas outras.

Ainda na primeira noite da XX Tertúlia, após a apresentação das primeiras dez concorrentes, o show de encerramento leva ao palco do CDM o Grupo Buenas e M’espalho. Cristiano Quevedo, Shana Müller, Érlon Péricles e Ângelo Franco, surgidos e consagrados no ambiente de festivais como a Tertúlia, vêm confirmando, em seu segundo CD, o sucesso da fórmula que empresta nova roupagem aos arranjos e temáticas do cancioneiro regional.

No sábado, dia 1º de dezembro, quem abre a noite são Os Angueras. O seminal grupo são-borjense, fundado em 1962, com atuação nos campos da música, do teatro, da literatura regional e da pesquisa folclórica, foi precursor dos festivais nativistas. A presença d’Os Angueras coroa o caráter histórico da vigésima Tertúlia.

Logo após o show de abertura, apresentam-se as dez concorrentes da segunda eliminatória do festival e, antes do anúncio das 14 finalistas do certame, o show de intervalo leva ao palco Daniel Torres e banda. Nascido em Santa Vitória do Palmar, filho de pai chileno e mãe argentina, criado no Uruguai, Daniel é a própria encarnação do espírito sul-americano que permeia a cultura gaúcha. Intérprete multicampeão dos palcos dos festivais nativistas, com consagrada carreira solo, Daniel Torres traz de volta à Tertúlia sua alma e sotaque característicos.

Grande final
A finalíssima da XX Tertúlia, no domingo, 2 de dezembro, inicia com o carisma e alegria d’Os Fagundes. Os embaixadores do gauchismo, que, na 2ª Tertúlia, lançaram o clássico “Canto Alegretense”, são garantia do aplauso dos gaúchos e gaúchas de todas as querências. A noite tem sequência com a apresentação das 14 canções finalistas e, antes do anúncio das vencedoras e da entrega da premiação da vigésima Tertúlia Musical Nativista, o público tem ainda o show de Elton Saldanha, outro ícone do cancioneiro regional, que subiu ao palco das primeiras edições do festival santa-mariense ainda com o carinhoso apelido de “Piá Benício”.

Mensagem do Prefeito: Bem Vindos a Terra do Nativismo
Santa Maria volta a ser o centro das atenções no mundo da cultura gaúcha. Berço do Movimento Tradicionalista a Cidade Coração do Rio Grande recebe de braços abertos os expoentes da nossa música e tradição rio-grandense num dos palcos que se consagrou, ao longo dos anos, como um dos principais festivais nativistas do Estado. Chegamos à XX Tertúlia Musical Nativista enaltecendo aquilo que temos de mais relevante: o orgulho de sermos gaúchos expressado na arte de nossos compositores, intérpretes e músicos. Estamos resgatando esse sentimento de amor ao Rio Grande, de pertencimento e de respeito à nossa cultura pela arte. Por isso, convidamos a cada um dos santa-marienses para que prestigiem a programação da nossa Tertúlia Musical Nativista na certeza de que, juntos, estamos contribuindo para escrever uma nova e brilhante página na história da nossa cidade, do nosso Rio Grande.

Cezar Augusto Schirmer
Prefeito Municipal de Santa Maria

Texto: Ludwig Larre/Especial/Prefeitura (Colaboração Fabricio Minussi)
Edição: Fabricio Minussi 
Foto: João Alves

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial