Inicial > Notícias > Escola Vicente Farencena obteve melhor nota...

Notícias

15/08/2012 15/08/2012 12h19m

Escola Vicente Farencena obteve melhor nota do Ideb. Das 33 escolas avaliadas, 27 melhoraram os índices


Escola Municipal Vicente Farencena obteve melhor nota do Ideb. Das 33 escolas avaliadas, 27 melhoraram os índices

Os investimentos realizados pela Prefeitura na área da educação refletem positivamente na qualidade do ensino nas 78 institui da rede pública municipal que atendem o ensino fundamental, da 1ª a 4ª séries. O indicativo vem do Governo Federal, que divulgou na noite desta terça-feira (14) o último levantamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Segundo o secretário de Município da Educação, João Luiz Roth, das 33 escolas municipais avaliadas em Santa Maria, 27 melhoraram as notas em relação a última amostragem, feita em 2009. Os números divulgados, ontem, referem-se à última avaliação realizada em 2011 pelo Ministério da Educação (MEC).

Mas a melhor notícia veio no quadro geral do ensino em Santa Maria. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena, localizada Camobi, obteve o melhor desempenho do Ideb no Município, alcançando índice de 7,2 - maior índice obtido considerando todas as escolas com séries iniciais e anos finais. A Escola Municipal Aracy Barreto Sacchis aparece como segunda melhor avaliada em Santa Maria pelo Ideb nas séries iniciais, com índice de 6,4, sendo a terceira melhor avaliada no Município. A média estipulada pelo MEC para o Ideb em 2011 foi o índice de 4,6.

“Os investimentos realizados pela Prefeitura na educação nos últimos três anos e meio, a valorização e constante qualificação dos professores estão mudando para melhor o cenário da rede pública municipal de ensino em Santa Maria”, disse o secretário Roth, que ainda analisa os dados divulgados pelo MEC, relacionados à rede pública municipal de ensino.

Ainda na avaliação do secretário de Município de Educação, paralelamente aos investimentos realizados na educação e a valorização dos professores, outras medidas tomadas pela Administração Municipal também colaboraram para a significativa melhora nos índices alcançados pela rede municipal de ensino no Ideb. Roth cita a realização, em 2011, do simulado da Prova Brasil, em 26 escolas que ficaram com índices iguais ou abaixo da média nacional do Ideb em 2009.


“Para isso, fizemos um grande mutirão de todo setor pedagógico ao longo de 2011, trabalhando em dois eixos: motivação dos professores e qualificação do quadro docente em relação à Prova Brasil, realizada de 7 a 18 de novembro. Foi prestada assessoria para todas as escolas para que elas fizessem uma boa Prova Brasil e, assim, nosso IDEB passou a outro patamar”, explicou o secretário Roth.

Prêmio Qualidade na educação

Instituído em 2010 pela Prefeitura o Prêmio Qualidade na Educação é outra ferramenta de incentivo para qualificar cada vez mais o desempenho das escolas da rede municipal. Todas as escolas que alcançam o índice nacional são contempladas com um certificado de reconhecimento do trabalho realizado em nível pedagógico. "A Prefeitura procura de todas as formas incentivar professores e alunos para que cada vez mais melhorem o seu desempenho. Essa sempre foi uma prioridade da Administração Municipal, que entende que a educação merece atenção destacada", disse a secretária adjunta de Educação, Silvana Guerino.

Entenda o Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente à sala de aula.

Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 - correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

(Matéria será atualizada em breve com o desempenho alcançado em cada uma das 33 escolas da rede municipal avaliadas pelo Ideb)

Texto: Fabricio Minussi
Fotos: João Alves e João Vilnei/Prefeitura de Santa Maria
 

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial