Notícias

26/06/2012 26/06/2012 19h56m

Prefeitura e Sefas discutem regionalização da central do SAMU com o Governo do Estado


A regulação dos serviços prestados pelas equipes e ambulâncias do SAMU é realizado por uma central de atendimento sob a responsabilidade do Governo do Estado. No entanto, o prefeito Cezar Schirmer entende que a descentralização da central garantiria mais qualidade aos serviços e agilidade nos atendimentos. Em virtude disso, o chefe do Executivo, acompanhado pela diretora da Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas), Irmã Ubaldina Souza e Silva, reuniu-se com o secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni, em Porto Alegre, nesta terça-feira (26), à tarde.

Durante o encontro, o prefeito Schirmer discutiu com o secretário Simoni a possibilidade da regionalização da central do SAMU e a viabilidade da implantação de novos serviços a serem oferecidos pelo Hospital Casa de Saúde à população, como atendimentos ambulatoriais em cardiologia e otorrinolaringologia e cirurgias vasculares. “Esta é uma questão que depende fundamentalmente do Governo do Estado. Estamos nos articulando e trabalhando para descentralizar esta central, pois entendemos que isso vai trazer mais agilidade no atendimento aos santa-marienses”, explica.

Além disso, Schirmer e Ubaldina convidaram o secretário Simoni para a solenidade de inauguração do Centro Cirúrgico da Casa de Saúde, composto por seis salas de cirurgia e uma de recuperação – totalmente modernizadas, ampliadas e reformadas. A previsão é que o espaço seja entregue na primeira semana de julho. E, na oportunidade, ainda, a diretora do Sefas assinou o convênio que destina R$ 180 mil à Casa de Saúde, através do repasse de recursos da Consulta Popular de 2010. Os valores serão aplicados para a compra de equipamentos para o hospital.

Texto: Luiz Otávio Prates
Foto: Nândria Oliveira / Secretaria de Saúde do Estado

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial