Inicial > Notícias > Chegou o reforço: Guarda Municipal já...

Notícias

20/06/2012 20/06/2012 16h50m

Chegou o reforço: Guarda Municipal já está nas ruas e atua nas escolas, postos de saúde e praças de SM


Vinte motos patrulharão as ruas da cidade / Foto: João Alves

Os santa-marienses já podem sentir a cidade mais segura, a partir desta quarta-feira (20). Isso porque, o prefeito Cezar Schirmer, acompanhado pelo secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, autorizou, nesta manhã, o início das atividades da Guarda Municipal em Santa Maria. Os agentes, que concluíram o curso de formação na última sexta-feira (15), poderão ser vistos nas ruas ainda esta semana. O ato de implantação do órgão aconteceu na Avenida Rio Branco e contou com a presença de secretários, vereadores e autoridades relacionadas à segurança pública do município.

Para o prefeito Cezar Schirmer, a Guarda Municipal, ao lado das câmeras de vídeomonitoramento, será uma das principais ferramentas para auxiliar no combate à violência e à criminalidade no município. “Eu nunca entendi como uma cidade do porte de Santa Maria não tinha a sua Guarda Municipal. Agora, a Prefeitura deixa de ter aquela posição de omissão e de desinteresse em relação à segurança pública ou a transferência de responsabilidade. Isso é uma grande conquista da nossa cidade e tenho certeza que Santa Maria ganhará muito”, sinalizou.

O chefe do Executivo ainda anunciou a instalação de 732 novas câmeras de vídeomonitoramento em diversas regiões da cidade. "Com estes equipamentos, vamos acompanhar, tanto nos bairros, em vilas e no centro, aquilo que está acontecendo na nossa cidade. Agora, estamos efetivamente trabalhando no enfrentamento da insegurança. Penso que este é o dever da administração e me sinto muito feliz e gratificado por realizar mais este item do nosso plano de governo”, destacou o prefeito. Atualmente, Santa Maria conta com 115 câmeras.

O secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, durante o seu discurso, destacou que a Guarda é da cidade e foi criada para a cidade. “A Guarda Municipal é resultado de uma corajosa decisão político-administrativa do prefeito Cezar Schirmer e do vice Farret. Sem essa firme posição, nossa cidade continuaria na esperança de ter a sua guarda municipal. Visivelmente emocionado, o secretário parabenizou os agentes e destacou a importância de suas formações profissionais. “Investir nas pessoas é o melhor investimento que pode ser feito”, sinalizou.

A promotora da Infância e Juventude, Ivanise Jann de Jesus, lembra que a segurança é um direito fundamental de todos os brasileiros. “A Guarda vem reforçar, não só a questão da segurança, mas a sensação de segurança. Ela será nossa parceria na promoção da vida”, salientou. Ela lembrou, ainda, a importância da ronda nas escolas. O tenente coronel da Brigada Militar, Sidenir de Oliveira, explica que a Guarda irá se somar às forças de segurança do município. “É um acréscimo que se vincula ao trabalho que está sendo executado”, destacou.

Para o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Gelson Satler, a Guarda será mais um órgão a cuidar do patrimônio na cidade. “Ela vem a somar forças. Essa integração e incremento de segurança pública são fundamentais. Hoje em dia nós não trabalhamos isolados, trabalhamos em conjunto”, comenta. Logo após a solenidade, os guardas fizeram uma pequena demonstração dos veículos adquiridos e se deslocaram às praças, unidades básicas de saúde, escolas e logradouros públicos para atuarem na ronda dos patrimônios.

“Podem contar conosco”, garantem os guardas

Os guardas municipais comemoram a implantação do órgão na cidade. A expectativa do agente Josinei Fagundes é prestar um bom serviço aos santa-marienses. “A gente percebe a comunidade olhando eufórica para as viaturas quando a gente circula na cidade”, comemora. Ele diz que os profissionais estarão 24 horas por dia à disposição da comunidade. “Eu me sinto valorizado, capacitado e reconhecido, inclusive financeiramente. É um sonho que está se concretizando. A comunidade pode contar conosco”, sinaliza.

Para o agente José Carlos Filho, atuar como guarda municipal é um antigo desejo. “Para mim é a coisa mais importante, porque vou trabalhar em benefício da comunidade. O prefeito investiu bastante em material humano e também nas viaturas para fazermos um bom trabalho”, exalta. O guarda também se colocou à disposição dos santa-marienses. “Podem depender de nós, pois estamos prontos para atendê-los”, finaliza.

População comemora a implantação da Guarda

Quem comemora a implantação da Guarda Municipal é a população. E os santa-marienses compartilham da mesma opinião: “a Guarda Municipal tratará mais segurança para Santa Maria”. Confira abaixo as entrevistas feitas pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura.

“Se trabalhar em conjunto com a Polícia Civil e Brigada Militar, fazendo a fiscalização nos bairros e no controle das drogas, vai melhorar muito a segurança. Em outras cidades que já existe guarda municipal, os delitos diminuíram. Acredito que em Santa Maria também irá diminuir”
Paulo Almeida – Representante Comercial

“Acho que vai melhorar a segurança, pois do jeito que está ninguém se sente seguro. Acredito que a Guarda vá melhorar a vida das pessoas”
Lenir Dutra – Aposentada

“Acredito que se o efetivo atuar em toda cidade, não apenas no centro, irá melhorar muito a segurança pública”
Flávio Machado – Serviços Gerais

“Acredito que a presença da Guarda irá inibir a ação dos assaltantes. Sabendo que os agentes estão na rua, os assaltantes não terão coragem de praticar os roubos”
Luciana Righi – Gerente da Padaria Chave de Ouro

“Espero me sentir mais seguro agora. Esta é uma ação importante, que ajudará muito”
Marcelo Carvalho – Estudante

“Acho muito importante, principalmente devido ao aumento da criminalidade. O caso do menino que foi assassinado no Calçadão foi muito chocante. Acredito que essa ação irá melhorar a segurança para todos”
Katiane Ávila – Psicóloga

“O apoio à Brigada Militar será muito positivo. Para os policiais militares será muito bom, pois enquanto estivermos atendendo as ocorrências, os cidadãos continuarão protegidos pela Guarda Municipal”
Leonardo Severo – Policial da Brigada Militar

“Acho que vai ser melhor, pois vai ter mais segurança com eles”
Rose Strassvlas – Doméstica

“Tomara que funcione bem. Já conta com o apoio da comunidade e sem dúvida me sentirei mais seguro a partir de agora. Acredito que a atuação da Guarda será efetiva”
Heraldo da Rosa – Comissário Civil aposentado

“Quanto mais segurança, melhor. Quanto mais guardas, mais segurança o cidadão terá, principalmente à noite”
Luiz Antônio dos Santos – Comerciante

GGI-M reúne autoridades para falar sobre o funcionamento da Guarda Municipal

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) se reuniu, nesta quarta-feira (20), às 10h, para discutir a forma de atuação da Guarda Municipal em auxílio ao trabalho realizado pela Brigada Militar (BM) e demais forças de polícia da cidade. Na oportunidade, o prefeito Cezar Schirmer e o secretário de Município de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, apresentaram as diretrizes de atuação do órgão e o modo como ele irá interagir com as demais forças de segurança, que será como uma polícia cidadã e comunitária.

Durante a reunião do GGI-M, também foram tratados assuntos relacionados à prevenção e uso de entorpecentes, exposição por parte do Ministério Público (MP) da campanha publicitária "Curto a Vida não Curto Álcool" e assuntos gerais. Conforme a Lei Municipal nº 5255, de novembro de 2009, o GGI-M é composto por representações municipais, federais e estaduais que atuam na cidade, sociedade civil organizada e prefeito municipal.

Sobre a Guarda Municipal

Sede
- Localizada na Central de Vídeomonitoramento, que está em fase de instalação, no quiosque do Parque Itaimbé.

Agentes
- 115 guardas municipais atuarão no policiamento ostensivo, em auxílio à Brigada Militar;
- 45 guardas municipais atuarão na preservação do patrimônio público, como postos de saúde, escolas, praças e logradouros públicos;
- Todos os guardas municipais estarão devidamente identificados e uniformizados.

Estrutura
- 20 motocicletas;
- 7 camionetes;
- 12 carros;
- 1 van para transporte de efetivo;
- Frota equipada com os mais modernos instrumentos de segurança e rádios para comunicação interna e externa.

Armamento
- Os guardas municipais farão uso de armas não letais;
- De acordo com o regulamento do órgão, a utilização de armas de fogo será possível somente por expressa autorização do prefeito, com a observância das leis federais que tratam sobre o porte e uso das mesmas.

Papel da Guarda Ostensiva
- Caráter preventivo;
- Atuará em auxílio e colaboração à Brigada Militar e demais polícias em atendimento a ocorrências de maior potencial ofensivo;
- Polícia cidadã, comunitário, que tem por objetivo cuidar das pessoas e do patrimônio.

Papel da Guarda Patrimonial
- Atuará na preservação do patrimônio público, como escolas, postos de saúde, praças e logradouros públicos e, também na segurança dos frequentadores destes locais.

Custo de implantação
- Foram investidos R$ 3,5 milhões;
- Investimento inclui formação profissional, aquisição de equipamentos, uniformes e frota de veículos;

Custo de manutenção
- A Prefeitura investirá R$ 1 milhão por mês para a manutenção dos serviços;
- Valor inclui em combustível para os veículos, manutenção da frota e remuneração dos agentes;

Forma de atuação nas ruas, prédios e logradouros públicos
- Os guardas atuarão em duplas, mas também podem trabalhar de forma individual, dependendo da circunstância;
- A atuação se dará em todo o município, de forma estratégica, no Centro, bairros e vilas da cidade;

Ronda nas escolas
- A Guarda Municipal atuará, diariamente, junto às escolas, com o objetivo de prevenir e combater o comércio e consumo de drogas, bem como a venda de bebidas alcoólicas para menores

Fiscalização e sossego público
- Se houver a necessidade, a Guarda poderá apoiar os órgãos responsáveis em situações decorrentes de fiscalizações realizadas no trânsito e em preservação ao sossego.

Poder de polícia
- Os guardas municipais têm o poder de polícia poderão realizar prisões em flagrante.

Cronograma de atuação dos guardas
- A Guarda atuará em regime de plantão;
- Cada agente da guarda atuará 12 horas e folgará 36 horas;

Câmeras de vigilância
- Santa Maria possui 115 câmeras instaladas em diversos locais do município;
- Processo de licitação para instalação de 732 câmeras em postos de saúde, escolas e demais espaços públicos foi concluído e os equipamentos devem ser instalados em breve.

Texto: Luiz Otávio, com colaboração de Fabrício Minussi e Nathale Kraetzig
Fotos: João Alves 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial