Educa Trânsito fez mais uma blitz nesta quarta (16). Ação foi realizada pelos estudantes da EMEF Dom Antônio Reis
16/05/2012 | atualizado às 16h44m
Nesta quarta-feira (16), quem passou pela Praça Saldanha Marinho pode acompanhar mais uma blitz do Programa Municipal de Educação no Trânsito (Educa Trânsito), projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Município de Controle e Mobilidade Urbana e Secretaria de Município da Educação. A ação integrou as comemorações para o aniversário de 154 anos de Santa Maria. A Blitz foi realizada pelos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Antônio Reis.
A coordenadora do Programa Municipal de Educação no Trânsito, Lelia Toffoli, explicou que o trabalho feito nas escolas começa pela capacitação dos professores, palestras de educação para o trânsito para os alunos e também para a comunidade escolar. “Hoje estamos mostrando projeto da Escola Dom Antônio Reis, que leva o mesmo nome do Programa desenvolvido pela Prefeitura: Educa Trânsito. Eles trouxeram carrinhos, placas de sinalização, e orientaram os pedestres para atravessarem na faixa de segurança”, disse Lélia. “Estamos multiplicando educadores para o trânsito, pois, cada aluno, dissemina a ideia na sua família”, concluiu.
Para a coordenadora da Escola Dom Antônio Reis, Ligia Nascimento, destacou que a proposta é fundamental para o futuro dos jovens. “Vemos que aumentam o número de veículos na cidade e sabemos das dificuldades da relação entre motoristas e pedestres. O pedestre tem que se reeducar. Muitas vezes os conflitos acontecem pelo fato de as pessoas acharem que o motorista tem a responsabilidade pelo trânsito, só que a responsabilidade é de todos”, disse a professora.
EMEF Dom Antônio Reis apresentou trabalho na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores
Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dom Antônio Reis estão empenhados em auxiliar na redução dos acidentes de trânsito. Nesta terça-feira (15), os estudantes da instituição usaram a Tribuna Livre da Câmara Municipal. Na ocasião, os alunos apresentaram o trabalho de educação no trânsito desenvolvido na escola.
Há cerca de um ano a escola aderiu ao Programa Educa Trânsito, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Controle e Mobilidade Urbana. Desde lá, alunos da 8ª e do 9º ano trabalham junto aos demais alunos temas como o respeito à sinalização, meios de transporte e cuidados no trânsito. Além de abordar os temas junto à comunidade escolar os alunos também realizam passeatas e panfletagem. Outra ferramenta utilizada pelos estudantes é a conscientização através das redes sociais, como facebook, Orkut e blog.
Nesta quinta-feira (17), na data em que Santa Maria completa 154 anos, o céu vai ficar colorido com os balões do IV Festival Internacional de Balonismo, que segue até e o dia será repleto de atrações. Na Base Aérea de Santa Maria, os portões estarão abertos para a tradicional mateada. Na Praça Saldanha Marinho, músicos santa-marienses reunidos para realizar uma noite onde serão interpretadas músicas do México a Argentina, às 20h30.
Texto: Maria Luiza Guerra
Foto: João Vilnei