Inicial > Notícias > Chuva não intimida e público prestigia...

Notícias

28/04/2012 02/05/2012 09h16m

Chuva não intimida e público prestigia a abertura oficial da Feira do Livro 2012, no sábado (28)


Evento acontece na Praça Saldanha Marinho. Foto: Assessoria de Imprensa-PMSM

Abaixo de uma chuva fina, a Feira do Livro 2012 teve início na manhã deste sábado (28), após cerimônia de abertura oficial, na Praça Saldanha Marinho. O espetáculo da literatura teve suas cortinas abertas pelo pronunciamento da secretária Municipal da Cultura, Iara Druzian que comemorou a realização de mais uma edição do evento. “Santa Maria é cheia de graça, ao alcance da conotação que queiramos dar. Hoje, alcançamos a graça de estarmos reunidos para celebrar literatura”, declara a titular da pasta.

Também participaram da cerimônia de abertura da Feira, o Patrono Pedro Brum Santos e a Educadora Homenageada, Maria Luiza Ritzel Remédios, que se emocionou durante a fala. “Eu não esperava pela homenagem. Sou professora por amor, não por necessidade. Ninguém me obrigou a lecionar. Assim é com a leitura. Ler sempre foi meu hobby. Nunca ninguém precisou me obrigar a ler. Dediquei 50 anos ao ensino, mas nunca imaginei que seria homenageada por isso”, afirma, de olhos marejados, a professora.

Já o Patrono Pedro Brum se mostrou crédulo no poder da leitura e falou sobre o que a patronagem pode oportunizar à cena literária. “Tenho trabalhado com a palavra há muito tempo. Recebo esta homenagem muito agradecido e vejo nela uma oportunidade de falar sobre o que tenho feito na literatura, e para saudar a todos aqueles que vivem do livro e fazem dele um papel relevante.

A solenidade foi encerrada pelo Prefeito Cézar Schirmer que falou sobre a importância de um espaço para a democratização da literatura e, a exemplo da figura da Educadora Homenageada Prof. Maria Luiza, do incentivo à leitura. “A Feira do Livro é um evento que marca Santa Maria, Uma oportunidade para celebrarmos a cultura e o ato da leitura, seja qual for a idade”, disse o prefeito, que parabenizou a Comissão Executiva do evento pela organização e pela escolha do patrono e homenageados.

Em 2012 são 112 livros lançados na praça durante a Feira, sendo 20 infantis e 92 diversos. A Feira do Livro estará aberta ao público de domingo à sexta-feira das 13h às 21h e nos sábados das 10h às 21h. Os lançamentos infantis acontecem sempre das 14 às 16h30m, enquanto os demais livros são lançados entre às 17h30 às 19h. Às 19h30m a atração fica por conta do Livro Livre que traz para a praça debates, palestras e shows musicais e teatrais.

Clássico reeditado
Quem também esteve presente recebendo as homenagens em nome de seu pai, foi o filho do médico e escritor Romeu Beltrão, Aécio César. Durante a cerimônia, foi assinado entre ele e a Editora da Universidade Federal de santa Maria, um protocolo que compromete a editora e os detentores dos direitos autorais de Beltrão à reedição do clássico Cronologia Histórica de Santa Maria e do Extinto Município de São Martinho, um dos mais importantes livros já escritos sobre a história da cidade.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa-PMSM

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial