Inicial > Notícias > Cidade se coloca na linha de...

Notícias

25/04/2012 26/04/2012 10h20m

Cidade se coloca na linha de frente na prospecção de investimentos no setor de defesa e segurança


Flores, Schirmer e De Gregori durante o Rafale Technology Workshop – Oportunidades para o Rio Grande do Sul (RS). O evento da FIERGS, teve como foco incentivar as parcerias industriais, tran

Santa Maria deu, nesta quarta-feira (25), mais um importante passo rumo à consolidação do Município como um pólo de atração de investimentos e tecnologias ligadas à área de defesa. Uma comitiva liderada pelo prefeito Cezar Schirmer participou, na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), do Rafale Technology Workshop – Oportunidades para o Rio Grande do Sul (RS). O evento, promovido pelo Comitê Gaúcho da Indústria de Defesa e Segurança, da FIERGS, teve como foco incentivar as parcerias industriais, transferência de tecnologias e de acordos bilaterais em benefício do setor produtivo, centros de pesquisa e de formação do Brasil.

O ponto alto do encontro foi a assinatura de acordos de cooperação indústrial do Rio Grande do Sul com a empresa francesa Dassault Aviation, que trabalha na fabricação de aeronaves de caça. O responsável pelo programa Rafale, Jean-Marc Merialdo, ressaltou à platéia, formada por representantes de indústrias de defesa no Brasil, autoridades governamentais e convidados, a necessidade de buscar parceiros brasileiros interessados em compartilhar tecnologias de ponta, como o meio privado, forças armadas e universidades.

“Por isso a nossa presença nesse evento. Santa Maria trabalha para fortalecer o projeto do Complexo Industrial de Defesa (CID). Nesse sentido, trouxemos a alemã fabricante dos blindados Leopard, a Krauss Maffei Wegmann (KMW). A cidade também é pioneira por sediar, na Base Aérea de Santa Maria (BASM), o 1º Esquadrão do Brasil de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT), numa parceria com a israelense Elbit Systems. Somam-se a estas duas situações, as oito instituições de ensino superior, que formam mão de obra especializada, principalmente na área de engenharia. Recentemente, solicitamos formalmente ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, a implantação, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Curso de Engenharia Aeroespecial. São todas situações que fortalecem e denotam que Santa Maria tem potencial para receber mais investimentos na área de defesa", disse Schirmer.

Acompanharam o prefeito Schirmer na agenda em Porto Alegre, o presidente e o superintendente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), Vilson Serro e Diogo De Gregori, além do secretário de Município de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, Luiz Alberto Flores. De Gregori lembrou a importância de Santa Maria estar presente no encontro promovido pela Fiergs.

"O Schirmer é o único prefeito do RS presente a esse evento. Isso deixa muito claro o interesse da cidade de ser a referência no RS para investimentos no setor de defesa. A Dassault Aviation, por exemplo, está instalando uma unidade no Brasil e hoje ficou muito claro que Santa Maria quer e tem potencial para receber investimentos dessa indústria francesa. Nessa mesma linha, estamos fortalecendo a posição do Município junto ao Comitê Gaúcho de Defesa e Segurança, mostrando que a cidade está fechada nessa política traçada pela Administração Municipal, de proporcionar uma nova alternativa de desenvolvimento, aproveitando o perfil militar e transformando o conhecimento gerado pelas universidades em PIB", comentou De Gregori.

AEL Sistemas

Durante o evento na FIERGS, Schirmer teve a oportunidade de conversar com o representante da AEL Sistemas - subsidiária da Elbit Systems, Eduardo Lourenço Rodrigues, que falou sobre a possibilidade de Santa Maria receber mais investimentos no setor de aviação. O representante da empresa falou que, pelo fato de Santa Maria sediar o 1º Esquadrão VANT do Brasil, a cidade pode levar preferência na prospecção de novos investimentos no setor de aviação. "Temos o conhecimento de que a empresa Arpia, criada junto com a Embraer, estaria estudando a possibilidade de investir na cidade. Isso ocorre porque Santa Maria é o embrião desse projeto no Brasil", revelou Rodrigues, que também palestrou durante a Rafale Technology Workshop – Oportunidades para o Rio Grande do Sul (RS).

Texto e fotos: Fabricio Minussi

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial