Desenvolvimento II - Do fundo de quintal para linha de produção. São 22 agroindústrias produzindo
21/04/2012 | atualizado em 23/04/2012 às 08h46m
O comércio local adquire, todo ano, o equivalente a R$ 350 milhões em produtos agropecuários advindos de fora da cidade. Isso porque Santa Maria, ao longo do tempo não se preocupou em formular uma política que possibilitasse a autossuficiência do município na produção de ovos, leite, carne, aves, embutidos, entre outros.
A atual Administração Municipal entende que Santa Maria possui potencial para desenvolver e impulsionar as atividades do setor primário, gerando emprego e renda aos produtores e alimento a preço mais acessível e de qualidade à população. Por isso, a Prefeitura, através da Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural (SDR), incentivou nos últimos três anos e três meses, a criação de 22 agroindústrias através do Pro-Agroindústria – programa de incentivo à criação de agroindústrias em santa Maria.
Um dos 11 programas de estímulo ao aumento de produção agrícola do Executivo Municipal, o Pro-Agroindústria, além de financiar os produtores através do Fundo Rotativo, oferece acompanhamento técnico e consultoria aos produtores que almejam fazer a transformação da produção agrícola em produtos industrializados. Além de fomentar a criação de novas indústrias, o programa tirou da informalidade muitos outros produtores que produziam de maneira rudimentar e sem aprovação da vigilância sanitária.
Ao passo que proporciona meios de abrir novos agronegócios e garantir segurança e respaldo necessários a seu desenvolvimento, a Prefeitura age em busca do incremento da renda e manutenção do setor. Isto é possível fazendo com que toda a merenda escolar da rede municipal de ensino, bem como qualquer outra demanda por alimentos desta ordem, advinda do município, seja comprada de produtores locais.
Em 2010, o prefeito Schirmer, acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Mena Barreto, tomou a frente das negociações visitando mercados e supermercados da cidade, incluindo as filiais das grandes redes nacionais, para que os mesmos passassem a adquirir suas mercadorias diretamente dos produtores locais, incentivados pela Administração Municipal.
“É um programa bom para todo mundo. O produtor se qualifica, qualifica a produção e vende para os mercados locais que economizam no transporte. O produtor, por sua vez, gera renda com sua produção e passa a consumir mais no comércio local, fazendo a máquina do desenvolvimento rodar”, argumenta o titular da pasta de Desenvolvimento Rural.
Já o prefeito Schirmer enaltece o potencial dos distritos. "Possuímos clima e solo propícios à prática de diferentes culturas. É inadimissível termos que buscar em outros mercados produtos como ovos, leites... Estamos trabalhando para mudar esse quadro, com apoio, incentivos e assistência a esse produtores, para que eles produzam e abasteçam o nosso mercado, nossas escolas e lares com mercadorias saudáveis e a um preço menor, fazendo com que o dinheiro da produção circule, aquecendo a nossa economia", afirmou Schirmer.
Inserção no mercado
Em outubro do ano passado produtores rurais de Santa Maria tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos aos representantes da Associação de Hotéis, Restaurantes e Agências de Viagens e Turismo (AHTURR) e para o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros). A rodada de negócios aconteceu durante a 44ª Expofeira Agropecuária, no Parque de Exposições da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
De acordo com o secretário Menna Barreto, no encontro, os trabalhadores do campo puderam expor sua produção. “A reunião foi o resultado do trabalho desenvolvido desde 2010 pela Administração Municipal e que visa inserir as unidades produtivas no mercado local”, acentua.
O lado de quem compra
A reunião com os trabalhadores do campo rendeu frutos. Para o presidente do Sindigêneros, Gilberto Cremonese, a exposição foi positiva e serviu para abrir caminho para que as redes de mercados absorvam os itens das agrodindústrias santa-marienses. Algumas empresas passaram a negociar sem ultrapassar os limites da cidade. Este foi o caso de Edenir Da Costa, proprietário de uma rede de lancherias, que desde então compra cerca de 300Kg de frango por mês de um frigorífico local integrante do programa.
“Ao comprar de fora o produto precisa vir congelado, enquanto que comprando aqui, recebo resfriado. Assim o produto não quebra ou estraga e eu economizo de 25 a 30%. Isso sem contar com a qualidade que é incomparável”, afirma o empresário que manifesta o desejo de também comprar ovos direto de um produtor local, mas não sabe como proceder. Em casos como o de Da Costa, em que o dono de um estabelecimento gostaria de negociar com produtores integrantes do projeto, a Secretaria de Desenvolvimento Rural coloca-se à disposição para auxiliar na procura e nas negociações. Para isso, basta o empresário entrar em contato com a SDR, na Av. Medianeira, 141, ou pelo telefone (55) 3221 8585.
O lado de quem produz
Para o produtor, não é só financeira a vantagem de integrar o Pró-agroindústria. Para Clândio Tólio Flores, proprietário de uma loja de fabricação própria de embutidos, mas que nunca havia sequer trabalhado no ramo, o desafio de abrir a própria empresa teria sido mais árduo, não fosse o auxílio da Prefeitura. “A SDR ajudou na parte burocrática, normas técnicas de vigilância sanitária, e até na montagem da cozinha. Eu não tinha conhecimento algum nesse tipo de coisa”, conta Flores. Hoje, sua linguiçaria, com apenas três meses e meio de funcionamento, atende em média 30 pessoas por dia e comercializa 1 tonelada de embutidos por mês.
Através do programa, a SDR proporciona também o intercâmbio entre as empresas. Muitas utilizam a produção das conterrâneas para incrementar seus produtos e até seus negócios. Flores comercializa, em sua loja, queijos fabricados no Distrito de Arroio Lobato que, por sua vez utiliza salame de uma fábrica em Arroio do Só. Todas beneficiadas pelo Pro-agroindústria.
Selo de qualidade
Também pensando no consumidor direto, que é quem leva os produtos à mesa, a Prefeitura lançou durante a Expofeira de 2011 o selo Sabor do Coração. Trata-se de uma Certificação de Origem do Município criado com o objetivo de estimular os consumidores a prestar mais atenção nos produtos santa-marienses e garantir sua qualidade e procedência. A estimativa é que 90% das agroindústrias abertas sob a tutela do programa já tenham o selo estampado em seus rótulos.
Inscrições abertas ao programa
O Pro-agroindústria continua em funcionamento e aberto a novos empreendedores do ramo de laticínios, embutidos, conservas, pães e massas ou carnes. Os interessados devem levar a proposta de negócio enquadrado à SDR para orientação.
As agroindústrias
Agroindústria Boca do Monte - Distrito de Boca do Monte -Ovos de Codorna In'atura e Conservas;
Agroindústria Santo Antônio - Distrito de Arroio Grande - Embutidos Cárneos;
Agroindústria Boutique da Colônia - L. Arroio Lobato - Leite e Queijos Especiais;
Agroindústria Bem No Ponto - L. Três Barras - Massas Frescas da Culinária Italiana;
Agroindústria Sabor Gaúcho - L. São Marcos - Embutidos Cárneos Frescos e Defumados;
AVISUI Alimentos - Camobi - com moderno abatedouro de suínos - Suínos, Aves,
Embutidos e Derivados Cárneos;
Fábrica de Embutidos Peruzzo - Camobi - Embutidos e Derivados Cárneos;
Desidratados Carol - B. Sarandi - Frutas Desidratadas e Doces com Cristalizados;
Fábrica de Embutidos e Derivados Cárneos Feltrim - B. Tomazzetti ;
Nova Estância Frigorífico - Vila Severo - Abates e industrialização - Cortes Especiais Bovinos/ Suínos/Ovinos e Bubalinos;
Torres e Leal - B. Nossa Senhora de Lourdes - Cortes Especiais e Industrialização de carnes e embutidos;
Agroindústria Beltrame - B. Dores - Industrialização/ processamento de carnes/ Embutidos;
Agroindústria e Linguiçaria Premium - B. Dores - Produção e Industrialização de Embutidos Especiais;
Agroindústria Luciana Stanguerlin - Centro - Embutidos e processamento de derivados cárneos;
Entre Posto de Pescados Brutti - B. Juscelino Kubitschek - Abate e Processamento Mínimo de Pescados;
Agroindústria de Doces Dona Bela Alimentos - B. Urlândia - (fechou);
Agroindústria de Embutidos e Derivados Cárneos Monffardini - B. Parque Pinheiro;
Agroindústria Primore Boutique - Parque Itaimbé - Cortes Especiais (bovinos e ovinos) Processamento de Embutidos;
Agroindústria de Embutidos do Frigorífico Laranjeira - Alto das Palmeiras;
M.A. Produtos Artesanais - Rincão dos Flores - Doces e Panificados;
Panificados Vitória - Boca do Monte - Biscoitos, bolachas e panificados;
Conservas Santa Flora - D. Santa Flora - Conservas/ Artesania.