Inicial > Notícias > ADESM completa um ano e comemora...

Notícias

17/04/2012

ADESM completa um ano e comemora a conquista de resultados positivos para Santa Maria


Assembleia no dia 18 de maio de 2011 instituiu a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria. Foto: João Vilnei/PMSM

Articular o desenvolvimento sustentável de Santa Maria e Região, pela ação integrada entre o Poder Público, Instituições de Ensino, Setor Empresarial, Associações afins e Voluntários da Sociedade; Fomentar e divulgar oportunidades de investimento no Município e apoiar institucionalmente as empresas já instaladas em Santa Maria; Realizar a coordenação do Movimento “A Santa Maria que Queremos”, viabilizando encontros de pessoas interessadas em debater ideias, estudos e projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável de Santa Maria e região. Foi com estes principais objetivos que nasceu a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria – ADESM.

O projeto, sonhado há mais de 20 anos pela cidade, se tornou realidade em 18 de abril de 2011. Porém, a história começa muito antes disso. Segundo o Diretor Presidente da ADESM, Vilson Serro, a semente foi lançada a partir da criação do Comitê de Empreendedorismo e Inovação em 2005 e da experiência de trabalho conjunto entre poder público, universidades, empresários e sistema “S”:

A criação da Associação Parque Tecnológico em 2008 e do Movimento “A Santa Maria que Queremos” em 2009, fomentou e incentivou o surgimento da agência. Em 2010, através de uma articulação de diversas instituições, pessoas físicas e jurídicas, lideradas pela Prefeitura Municipal de Santa Maria e pela CACISM, começa um esboço da Agência de Desenvolvimento.

Em 29 de março de 2011, a Prefeitura enviou um Projeto de Lei à Câmara para buscar autorização legislativa para participar da criação da Agência em parceria com outras pessoas físicas e jurídicas de direito privado. Com o projeto aprovado, em 18 de abril de 2011, uma Assembleia Geral aprovou a fundação da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria – ADESM.

O Diretor Presidente da ADESM, Vilson Serro, ressalta que a Agência não é órgão da Prefeitura, não é ligada a nenhum partido político, é aberta à participação de qualquer cidadão, não surgiu para ocupar o espaço de ninguém e sim para multiplicar forças: “Com a Agência de Desenvolvimento, as lideranças do Município têm a oportunidade de trabalhar conjuntamente por uma Santa Maria cada vez melhor”.

O que é
A ADESM - Agência de Desenvolvimento de Santa Maria é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, aberta a participação de todos.

A composição
A Agência de Desenvolvimento de Santa Maria conta com um Conselho Superior que articula ações conjuntas entre seus diversos membros para o Desenvolvimento do Município e da Região. Integram o Conselho Superior:
 

Prefeito Municipal de Santa Maria; Presidente da Câmara Municipal de Vereadores; Deputados com domicílio eleitoral em Santa Maria durante o exercício do mandato; Ex-prefeitos de Santa Maria; Um Prefeito da Região Centro, escolhido pelos Prefeitos dos Municípios que compõem a AM Centro e o Consórcio Intermunicipal da Região Centro; Reitor da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Reitor do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA; Diretor da Universidade Luterana do Brasil Santa Maria – ULBRA/SM; Presidente da CACISM; Presidente da AJESM; Presidente da Associação Parque Tecnológico de Santa Maria; 04 (quatro) representantes designados pelos Fundadores; Comandante do Exército em Santa Maria; Comandante da Aeronáutica em Santa Maria; Comandante da Brigada Militar em Santa Maria; Coordenador da União das Associações Comunitárias – UAC; 04 (quatro) Associados, representantes dos Mantenedores e Colaboradores, eleitos pela Assembleia Geral.

O presidente do Conselho Superior, Carlos Costabeber, destaca o trabalho da ADESM junto à sociedade para viabilizar o desenvolvimento do Município:

- Nunca foi feito algo semelhante por Santa Maria. Em 20 anos atuando em diversas entidades, sempre senti falta de um trabalho profissional que envolvesse uma ação conjunta das forças vivas da cidade. Por isso as perspectivas são as melhores possíveis e conseguimos visualizar isso.

Além do Conselho Superior, a ADESM conta com um Grupo de Associados Fundadores – atualmente com 33 participantes – que contribuem mensalmente para a manutenção da Agência e designam o Diretor Presidente e o Diretor Administrativo-Financeiro da Associação.

A Agência também possui um Conselho Fiscal e a Diretoria composta por representantes do setor empresarial, público e de ensino, que se reúne semanalmente para discutir e planejar as ações de desenvolvimento e coordenação do Movimento “A Santa Maria que Queremos”.

Para a execução e implementação de ações em busca dos objetivos da Agência de acordo com as orientações recebidas da Diretoria, a ADESM também possui uma Equipe Executiva que conta, atualmente, com 5 membros sendo um Superintendente Executivo, um Coordenador Técnico, uma Assessora Administrativo-Financeiro, uma Relações Públicas e uma Jornalista.

Em busca do Desenvolvimento

Vislumbrando uma Santa Maria melhor a curto, médio e longo prazo, a Agência de Desenvolvimento já articulou diversas parcerias com empresas da cidade e também do exterior.

Uma das primeiras ações da ADESM foi elaborar um material bilíngue de divulgação do Município que pode ser baixado no site da instituição em português-inglês, português-espanhol, português-alemão e português-chinês. A Agência, em parceria com a Prefeitura, já contatou mais de 25 empresas para sediarem-se em Santa Maria, com destaque para a Hyundai, onde o Município foi finalista para sediar o empreendimento coreano, a partir das informações levantadas e apresentadas pela ADESM à empresa.

Em recente visita ao País Basco, no começo do ano, a Agência esteve participando de uma missão empresarial onde apresentou a cidade e suas potencialidades para um cluster de 98 instituições ligadas ao meio ambiente e que desenvolvem ações voltadas à sustentabilidade em suas cadeias. O superintendente da ADESM, Diogo De Gregori, acompanhou a comitiva na prospecção de parcerias e investimentos e destaca alguns pontos positivos do encontro:

- Os participantes da Missão puderam vivenciar casos de êxito relacionados a sustentabilidade ambiental que estão servindo de modelo para o Mundo. Com a parceria com a ACLIMA, Santa Maria tem a oportunidade de se tornar referência em Meio Ambiente na América Latina.

Após esse encontro, foi a vez dos espanhóis conhecerem de perto o Município. Ao fim de uma extensa agenda articulada pela ADESM, o presidente da Associação Cluster de Indústrias de Meio Ambiente do País Basco (ACLIMA), Juan Luis Moragues, confirmou parcerias e negócios com o empresariado local ainda para este ano. O anúncio aconteceu na manhã do dia 13 de março, ao final da apresentação da Missão Empresarial do País Basco aos santa-marienses, e beneficiará diferentes setores relacionados ao meio ambiente, como produção industrial, comercialização de produtos e consultorias empresariais.

Também em busca de investimentos para Santa Maria, há cerca de 6 meses a Agência de Desenvolvimento e a Prefeitura vem realizando contatos junto ao Governo do Estado para trazer uma montadora Chinesa de Caminhões para o Município.

Na semana passada, a ADESM coordenou a agenda da missão chinesa na cidade e acompanhou de perto as negociações que podem trazer para Santa Maria a empresa Shiyan Yunlihong Industrial and Trade Co.,Ltd. uma subsidiária da DongFeng Motor Corporation, que emprega cerca de 120 mil profissionais.

A Santa Maria que Queremos

O Movimento “A Santa Maria que Queremos” surgiu em 14 de novembro de 2009, quando um encontro histórico entre centenas de lideranças dos mais variados setores do município aconteceu em Santa Maria. Professores, trabalhadores, empresários, profissionais liberais, militares, políticos, religiosos e representantes do poder público, começaram a construir uma visão conjunta de longo prazo para o desenvolvimento da cidade e da região.

Esses líderes refletiram, debateram e opinaram durante todo o dia sobre o futuro de Santa Maria. Do encontro, resultaram diversas prioridade que foram qualificadas e priorizadas em entrevistas com cerca de 250 lideranças durante o ano de 2010. A partir de então, foi elaborada uma pesquisa que no final de 2010 e início de 2011 foi disponibilizada na internet e aplicada junto a sociedade Santa-Mariense.

A União das Associações Comunitárias – UAC - foi a campo e aplicou cerca de 10 mil questionários nos bairros e vilas da cidade e dessa pesquisa foi elaborado o Mapa Estratégico que traz uma representação gráfica das estratégias a serem adotadas para o desenvolvimento de Santa Maria.

Para viabilizar as estratégias apresentadas no Mapa, a ADESM coordena, atualmente, cinco Fóruns Temáticos com onze Grupos de Trabalho (GT) sobre temas que buscam o desenvolvimento de Santa Maria, como: indústria; turismo, comércio e serviços; agricultura; economia solidária; mobilidade urbana e rodovias; plataforma logística e aeroporto civil; saneamento; empreendedorismo, inovação e tecnologia; segurança; meio ambiente; educação e cultura. Os Fóruns Temáticos são abertos à participação de voluntários da sociedade e as reuniões dos Grupos de Trabalho acontecem uma vez por mês.

Após a conclusão desses trabalhos, que incluem o preenchimento de um Plano de Ação para cada GT contendo objetivos, indicadores e métrica, propostas, entraves e ações viablizadoras, um Caderno de Propostas será entregue, no fim do primeiro semestre, aos candidatos a prefeito e vereadores de Santa Maria, e servirá de base para o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município nos próximos anos.

Potenciais para o Desenvolvimento de Santa Maria e Região
Neste primeiro ano de atividades da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, foi possível identificar, através de parcerias com as lideranças locais e voluntários da sociedade, os verdadeiros potenciais existentes no Município que auxiliaram na definição dos focos de investimentos para os próximos anos.

Segundo Serro, foram identificados sete grandes polos com potencial de desenvolvimento que devem ser trabalhados pelo município na próxima década buscando a melhoria da qualidade de vida da população: Polo de Conhecimento; Polo de Saúde; Polo de Defesa; Polo de Turismo; Polo de Produção Primária; Polo de Meio Ambiente e Polo de Economia Criativa; que convergem para uma Cidade Sustentável. Também foram definidas as Grandes Ações para a Sustentabilidade dos Polos.

O futuro
Cumprindo seus propósitos desde o princípio dos trabalhos, a Agência de Desenvolvimento seguirá trabalhando para evitar a quebra de continuidade de Projetos e institucionalizar a participação da sociedade em planos atinentes ao desenvolvimento de Santa Maria e da região. No mês de novembro, irá lançar na FEISMA o “Santa Maria em Dados”, um portal na internet com as informações socioeconômicas do Município.

Reforçando os objetivos da Agência, Diogo De Gregori conclui que existe um grande futuro para a cidade: “Com a Agência de Desenvolvimento articulando as lideranças locais, Santa Maria passa a ter um Projeto de Desenvolvimento de Município e não apenas um Projeto de Governo”.

O Prefeito Cezar Schirmer, avalia de forma positiva este primeiro ano da ADESM:
- Quando a Prefeitura Municipal e as entidades empresariais somaram para concretizar esse sonho de mais de 20 anos, não imaginávamos que em tão curto espaço de tempo estaríamos colhendo resultados tão positivos para Santa Maria.

Para Schirmer, a ADESM está cumprindo o seu papel muito bem, como um braço comunitário em parceria com o poder público municipal e entidades privadas para buscar cada vez mais o desenvolvimento integral de nossa cidade: “Estamos todos de parabéns”, finaliza.

Claudio Emanuelli, Diretor Administrativo Financeiro da ADESM, explica que ainda há muito o que fazer e convida todos os Santa-Marienses para que façam parte deste movimento de transformação:

- A ADESM tem demonstrado capacidade de articular ações conjuntas do poder público com a iniciativa privada, que apoiam e incentivam esse projeto de desenvolvimento. A agência já demonstrou que tem condições de colaborar muito com o crescimento da cidade, mas para que isso continue dando certo é preciso que a comunidade também se envolva na discussão das melhorias para a Santa Maria que Queremos.

Quem participou da Assembleia Geral de fundação da ADESM
Membros Natos: Prefeito Municipal Cezar Augusto Schirmer, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Sandra Rebelato, Deputados com domicílio eleitoral em Santa Maria durante o exercício do mandato: Dep. Federal Paulo Pimenta, Dep. Estadual Jorge Pozzobom e Dep. Estadual Valdeci de Oliveira, Prefeito de Julio de Castilhos, escolhido pelos Prefeitos dos Municípios que compõem a AM Centro e o Consórcio Intermunicipal da Região Centro João Vestena, Reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Felipe Martins Muller, Reitora do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) Ir. Irani Ruppolo representada, Diretor da Universidade Luterana do Brasil Santa Maria (ULBRA/SM) Augusto Kirchhein, Presidente da CACISM Paulo Roberto Abelin Ceccim, Presidente da AJESM Andrewes Pozeczek Koltermann, Presidente da Associação Parque Tecnológico de Santa Maria Elton Spode, Comandante do Exército em Santa Maria Gen. Div. Sergio Westphalen Etchegoyen, Comandante da Aeronáutica em Santa Maria Cel. Av. Eduardo Rupenthal, Comandante da Brigada Militar em Santa Maria Cel. Silvio Régis Rosa Machado e Coordenador da União das Associações Comunitárias (UAC) Adelar Vargas dos Santos.

Associados Fundadores: Augusto Cesar Manica, Paulo de Tarso Costabeber, Vilson Marcimino Serro, Adacort Comércio de Cortinas Ltda., representada por Ademir José da Costa, Agrimec Agro Industrial e Mecânica Ltda., representada por Odilo Pedro Marion, BK Construções Ltda., representada por Milton Kohlrausch, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (CACISM), representada por Paulo Roberto Abelin Ceccim, Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL), representada por Rafael Cechella Isaia, Centro de Formação de Condutores Viacentro Ltda., representado por Rodimar Dall Agnol, CVI Refrigerantes Ltda., representada por Artur Vontobel, Eny Comércio de Calçados Ltda., representada por Rafael Cechella Isaia, Fertilizantes Multifértil Ind. e Com. Ltda., representada por Ocir Ameireles Londero, Impacto Contabilidade e Planejamento Tributário Ltda., representada por Giuliano Pinheiro Vendrusculo e Artur Cavalheiro dos Santos, Irmãos Aita & Cia. Ltda., representada por Jorge Alberto Lorentz Aita, Libraga Brandão & Cia. Ltda., representada por Jairo Antonio Libraga, Pampeiro - Caminhões e Peças Ltda., representada por Ilídio Antonio Biacchi e Claudio Emanuelli, Pampeiro S.A. - Comércio de Automóveis, representada por Ilídio Antonio Biacchi, Planalto Transportes Ltda., representada por Maria Consuelo Teixeira Dal Ponte, S. R. Engenharia Industrial Ltda., representada por Sérgio Augusto Vasquevite Montipó e Trevisan Comércio e Importação Ltda., representada por Cezar Domingos Trevisan.

SAIBA MAIS
Agência de Desenvolvimento de Santa Maria
Rua Ângelo Uglione, 1509 - Bairro Centro
Fone: 3026-7100
www.adesm.org.br
Twitter: @adesm

Texto: Marielle Pereira Flôres – ADESM
Fotos: João Vilnei

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial