Inicial > Notícias > Lideranças políticas nacionais e estaduais confirmam...

Notícias

23/03/2012 26/03/2012 11h54m

Lideranças políticas nacionais e estaduais confirmam participação no 3º Fórum das Cidades Históricas e Turísticas


Vilga Belga é um dos atrativos turísticos que credenciaram Santa Maria a sediar o fórum / Foto: Arquivo

Pela primeira vez, Santa Maria será palco de um encontro nacional que visa debater políticas públicas e apresentar experiências para o desenvolvimento do turismo na cidade e região. Trata-se do 3º Fórum Nacional das Cidades Históricas e Turísticas, que acontece entre os dias 11 e 14 de abril, e deverá contar com a presença de lideranças políticas de diversos municípios e Estados do país, representantes de entidades relacionadas à temática e estudantes.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria de Município do Turismo (SMT) até o dia do encontro. A expectativa da organização é que aproximadamente 150 pessoas de diversos Estados do Brasil participem do encontro. A abertura das atividades será realizada no Theatro Treze de Maio, às 17h do dia 11 de abril. Já o local onde serão realizadas as palestras e grupos de trabalho e a programação serão divulgados nos próximos dias.

A abertura do fórum contará com a presença do prefeito Cezar Schirmer, da secretária de Município do Turismo, Norma Moesch, da secretária de Estado de Turismo, Abgail Pereira, de lideranças do Ministério do Turismo e da Secretaria de Estado da Cultura, e representantes dos Institutos do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Estadual (IPHAE), e da Associação Brasileira de Cidades Históricas.

Para o chefe do Executivo, as ações executadas pela Prefeitura para desenvolver o potencial turístico da cidade credenciaram Santa Maria para receber o fórum – o primeiro realizado em uma cidade do Estado. “Fomentamos e incentivamos o turismo na nossa cidade, com eventos, obras e ações que nos credenciaram a este evento, como as revitalizações da Vila Belga e da Avenida Rio Branco, a implantação do Ônibus Turístico e a realização do Natal do Coração, entre outros”, disse o prefeito Schirmer.

A secretária Norma Moesch explica que o encontro visa qualificar o trade turístico no município e dialogar com as diferentes camadas da sociedade sobre o turismo da região Centro do Estado. “Temos um potencial patrimonial notável, mas falta a valorização deste patrimônio, tanto por parte da comunidade, como dos setores público e privado. Temos que agregar elementos que promova a animação destes sítios históricos, que gere renda e emprego através do turismo”, destaca.

E a programação está recheada de atrações. Além de palestras, conferências, grupos de trabalhos e apresentação de cases, o fórum contará com exposições e visitas técnicas aos atrativos turísticos da cidade. Na ocasião serão debatidos assuntos relacionados ao planejamento e gestão do turismo nas cidades históricas, patrimônios e potencialidades da região central do Rio Grande do Sul, políticas de incentivo à cultura, mobilidade e acessibilidade em centros históricos, entre outros.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Turismo pelo telefone (55) 3217-9415 ou pelo e-mail cidadeshistoricassm@hotmail.com.

Texto: Luiz Otávio Prates
Foto: Arquivo
Arte: Secretaria do Turismo 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial