Inicial > Notícias > 20 mil alunos da rede municipal...

Notícias

24/02/2012 24/02/2012 16h33m

20 mil alunos da rede municipal retornam às aulas na segunda (27). Escolas ultimam preparativos


Escola Municipal de Educação Infantil Luiza Ungaretti


As direções das escolas da rede municipal de ensino estão trabalhando nos últimos detalhes para que na próxima segunda-feira (27), primeiro dia do ano letivo, tudo esteja pronto. Pintura, corte de grama e adequações em salas de aula tomam os dias que antecedem a chegada dos cerca de 20 mil alunos da rede. Na segunda, um ato está agendado para acontecer na Escola Municipal de Educação Infantil Luiza Ungaretti, no Bairro Chácara das Flores, às 9h. O prefeito fará a entrega da obra do muro com grades e fará a abertura oficial do ano letivo em Santa Maria.

O secretário de Município da Educação, João Luiz Roth, lembra que desde o início do governo quase 400 professores foram chamados e que investimentos na área foram realizados. “Queremos que a sala de aula seja atrativa e, por isso, a aquisição de equipamentos esportivos, pedagógicos e musicais. Outro ponto que merece destaque é pagamento do piso nacional aos professores da rede municipal”, apontou o secretário. Roth também cita que espera a participação dos pais na escola é esperada para que se discuta melhorias na comunidade escolar.

Na Escola Luiza Ungaretti a novidade é o novo muro e a pintura. “No fim do ano passado a Secretaria da Educação concedeu uma verba extra de R$ 20 por aluno. Com esse dinheiro pagamos o pintor e isso deu nova cara para a nossa escola, pois ela foi pintada interna e externamente”, destaca a diretora da instituição, Lucia Regina Beust. O ato que abre o ano letivo acontecerá no hall da instituição com a presença de autoridades e comunidade escolar.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nsª. Sra. do Perpétuo Socorro os alunos terão uma grande surpresa. A instituição recebeu pintura, com mão de obra cedida pela 6ª Brigada de Infantaria Blindada e tintas doadas pela Prefeitura, e grafitagem na fachada. A diretora da escola, Daniela Guterres de Oliveira, conta que o índice de pichações nas paredes da escola era muito alto. “Nosso objetivo foi conscientizar os alunos através da arte. Com o Programa Mais Educação, onde os alunos realizam atividades no contra turno escolar, vamos ofertar aula de grafite”, diz a diretora.

A Perpétuo receberá os cerca de 440 alunos com lousas novas e quadro completo de professores. “Não temos nenhum problema de falta de professores”, finaliza Daniela. A diretora da Perpétuo Socorro ainda explica que a ideia de inovar a fachada surgiu quando viu o trabalho realizado pelo Grupo Coletivo Subsolo Art nos muros da Escola Olavo Bilac. A diretora contou com o patrocínio do Comercial Léo, Crepe Papelaria, Peixe Boi Supermercado e Serralheria Santa-mariense. O grupo realiza o trabalho social de grafitagem gratuitamente, mas também procura patrocinadores. Interessados devem entrar em contato pelo e-mail contato@subsoloart.com.

 

 

Texto: Maria Luiza Guerra

Foto: João Alves

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial