Notícias

01/02/2012 02/02/2012 16h12m

Espanha: missão santa-mariense estreita relações com empresários do agrobusiness internacional


Missão santa-mariense esteve reunida com representantes de grandes empresas do agrobusiness internacional

A missão santa-mariense liderada pelo prefeito Cezar Schirmer recebeu, nesta quarta-feira (1º), a informação de que no mês de março um representante da Campofrio Food Group – maior empresa de produção, industrialização, comercialização e distribuição de embutidos de frangos, perus e suínos da Europa – estará no Brasil e poderá vir a Santa Maria. A confirmação foi dada ao prefeito durante encontro com o presidente da companhia, Pedro Balve Lantero, e pelo diretor de Abastecimento da empresa, Morten Jensen. Também participaram da reunião o diretor de Gabinete da Prefeitura de Santa Maria, Rogério de Assis Brasil, e o superintendente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), Diogo De Gregori.

A Campofrio Food Group possui diversas indústrias distribuídas em toda a Europa e importa, inclusive do Brasil, produtos e suprimentos para atender seus mercados. “Eles têm interesse em acertar parcerias de produção de matéria-prima no Brasil, especialmente perus. Estamos inserindo Santa Maria no cenário de prospecção dos espanhóis, para que conheçam os potenciais e as condições que a cidade oferece para investimentos e parcerias comerciais”, avaliou o prefeito.

O segundo ponto da agenda da missão santa-mariense foi uma reunião com os diretores Geral e de Competitividade da Federação Espanhola das Indústrias de Alimentação, Horácio Gonzales Aleman e Sandra Anguiana. A entidade reúne 49 associações de setores alimentares, congregando mais de cinco mil empresas. “Santa Maria foi a primeira cidade brasileira a realizar uma apresentação de suas potencialidades e incentivos para receber investimentos e estabelecer parcerias”, observou Schirmer. O presidente da Federação Espanhola das Indústrias de Alimentação e Bebidas acertou com o prefeito a organização de uma agenda, para que uma missão empresarial da entidade possa vir a Santa Maria, em novembro, conhecer a cidade, o Distrito Industrial (DI) e conversar com empresários locais.

A comitiva santa-mariense também esteve reunida nesta quarta-feira com o empresário espanhol Emiliano Alonso, que atua no agrobusiness internacional, possui escritório em Bruxelas (Bélgica) e representa os interesses da indústria brasileira de aves e suínos junto à comunidade européia. “Este contato foi estabelecido pelo ex-ministro da Agricultura e atual presidente da União Brasileira de Empresas Exportadoras de Frangos (UBABEF), Francisco Turra”, ressaltou Schirmer, que também foi recebido pelo presidente da Corporacion Alimentare Pena Santa (CAPSA), Pedro Astals.

“Existe uma decisão concreta de investimentos da CAPSA na América Latina no setor de leite e derivados e três países estão na mira da empresa: Colômbia, Peru e Brasil. A apresentação de Santa Maria é um ponto extremamente positivo”, comentou Emiliano Alonso. Ele acrescenta que todo o material de divulgação das potencialidades de Santa Maria está sendo entregue a todos os associados da CAPSA, para que possam conhecer detalhes da cidade e seus aspectos econômicos. A CAPSA é o maior grupo espanhol na produção de leite e derivados e fica na região de Asturias.

 

Texto: Fabricio Minussi

Foto: Divulgação

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial