Inicial > Notícias > Aeromóvel: Executivo estuda mais uma alternativa...

Notícias

08/11/2011 08/11/2011 17h56m

Aeromóvel: Executivo estuda mais uma alternativa para qualificar o transporte urbano de Santa Maria


O Executivo segue estudando propostas e alternativas para o transporte urbano em Santa Maria. Após analisar a viabilidade da instalação dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) na cidade, o prefeito Cezar Schirmer avalia, agora, a implantação do Aeromóvel no município. Em reunião realizada no final da tarde desta segunda-feira (7), no Gabinete do Prefeito, o diretor da empresa Aeromóvel Brasil, Oskar Coester, apresentou o sistema e detalhou o funcionamento dos veículos ao chefe do Executivo.

Schirmer salienta que esta é mais uma possibilidade que pode ser adequada à realidade de Santa Maria. “São muitas alternativas para o transporte coletivo e, como queremos uma cidade que tenha um transporte moderno, ágil, inovador, barato, que cuide das questões ambientais e que dê condições adequadas de rapidez, economia, conforto e segurança, estamos examinando também essa possibilidade do Aeromóvel”, explica. Ele lembra que especialistas em transporte pública visitaram a cidade recentemente.

O secretário de Planejamento Estratégico e Projetos Especiais, Carlos Pippi Brisola, que também participou do encontro, destaca que a implantação do sistema está em fase de estudos. “O projeto é interessante, de sucesso garantido. Agora, estamos fazendo um estudo de viabilidade, pois temos que verificar os indicadores, os números de passageiros, os custos. Vamos analisar todas as alternativas viáveis de mobilidade urbana”, esclarece o secretário.

Aeromóvel movimenta-se à base de ar comprimido

Idealizado e desenvolvido pelo empresário gaúcho Oskar Coester no final da década de 70, o Aeromóvel utiliza o sistema de propulsão pneumática, ou seja, o movimento do veículo é à base de ar comprimido – processo também criado por Coester. O trem está sendo implantado em Porto Alegre, no trecho de aproximadamente um quilômetro entre o Aeroporto Salgado Filho e o Trensurb, com objetivo de qualificar o transporte na capital para a Copa do Mundo de 2014.

Texto: Luiz Otávio Prates
Foto: Carlos Nunes

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial