Longa de Santa Maria “Quando a Gente Menina Cresce”, vencedor de três Kikitos de Ouro, está no cinema

24/09/2026 | atualizado às 22h14m


Obra acompanha seis meninas, estudantes da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, e aborda a transição da infância para a pré-adolescência

Após ser premiado com o Kikito de Ouro no 53º Festival de Cinema de Gramado, no ano passado, o documentário “Quando a Gente Menina Cresce”, produzido pela TV OVO, estreou no cinema de Santa Maria na tarde desta quinta-feira (24). O longa está em exibição no Cinépolis do Shopping Praça Nova (confira os horários abaixo).

A pré-estreia do filme ocorreu na noite desta quarta-feira (23), em uma sessão para convidados e imprensa. Na ocasião, a vice-prefeita Lúcia Madruga celebrou a chegada da obra para exibição na sala comercial de cinema.

“Estamos aqui, neste momento, que é muito importante para o filme ‘Quando a Gente Menina Cresce’. Uma produção feita aqui em Santa Maria, pela TV OVO, com alunas da Rede Municipal de Ensino, que ganhou um Kikito no Festival de Cinema de Gramado. E agora, todos podem assistir o documentário em uma sala de cinema, aqui em Santa Maria. Está na programação do cinema local. Isso é enorme para toda a nossa cidade. E o filme é lindo, é verdadeiro, é sensível. Vale a pena a sessão”, destacou Lúcia, junto ao prefeito Rodrigo Decimo.

Para a idealizadora e diretora do longa, Neli Mombelli, o grande desafio agora é levar o público para assistir na sala de cinema.

“É um trabalho bastante complexo conseguir colocar um filme em exibição em uma sala de cinema comercial. Estamos muito felizes por termos conseguido, mas fica a expectativa de que o pessoal venha ao cinema para assistir. Ir para o Festival de Cinema de Gramado foi uma grande conquista. Ser premiado? Surreal! Chegar a uma sala comercial, é mais uma vitória”, assinalou Neli.

A primeira exibição para o público ocorreu na tarde desta quinta-feira, às 14h. A sala estava repleta de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Suzana Cartier Larangeira, que fica em frente ao Shopping Praça Nova.

O filme tem 72 minutos. As filmagens ocorreram ao longo do ano letivo de 2023 da EMEF Sérgio Lopes, na Vila Renascença. A escola fica próxima ao Shopping Praça Nova. O documentário acompanha o dia a dia das alunas Alana Matias, Ana Julia Freitas, Emilly Quevedo, Isadora de Freitas, Taiane da Rosa e Thaila Matias.

A produção venceu a 53ª edição do festival em três categorias: Melhor Longa-Metragem Gaúcho, Júri Popular e Menção Honrosa para as seis protagonistas.

O LONGA

A obra aborda a transição da infância para a pré-adolescência, especialmente marcada pela primeira menstruação, em uma construção coletiva com apoio da direção da escola, professores, estagiários e profissionais da saúde. A diretora da obra, Neli Mombelli, conta que teve a ideia ao ler uma pesquisa de que cerca de 80% das meninas menstruam pela primeira vez dentro da escola, pois é o local onde elas passam a maior parte do dia.

“Os anos passam e parece que o assunto ainda é um tabu. Muitas meninas são ensinadas a esconder, a não falar sobre, mas é algo natural. O corpo delas está passando por mudanças e todas têm direito de saber e entender o que está acontecendo. Eu quis buscar diretamente com elas como entendiam essas mudanças da puberdade, da menarca, que é um marco na vida de muitas meninas”, esclareceu.

QUANDO A GENTE MENINA CRESCE

Sessões:
- Nesta sexta-feira (25) - 14h
- Deste sábado (26) até terça-feira (29) - 14h e 21h15min
- Quarta-feira (30) - 14h

Onde: Cinépolis Praça Nova Santa Maria (BR-287, 2.885, Bairro Urlândia)

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Felipe Ferreira (Prefeitura) 
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Imagens