Prefeitura, UFSM e Lism fizeram cerca de 6 mil pessoas circular pela Gare durante a Calourada de Inverno

04/08/2026 | atualizado às 00h09m


Calouros e veteranos tiveram acesso a festa com atrações musicais e segurança reforçada

A Calourada mostrou mais uma vez por que é uma das maiores festas universitárias do Interior do Estado, com cerca de 6 mil pessoas que circularam pela Gare na noite desta segunda-feira (3), durante a edição de inverno. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Liga Interatléticas de Santa Maria (LISM).

“Este momento ocorre por causa de uma grande parceria entre a UFSM, a Lism e a Prefeitura. A UFSM entra com o investimento para a estrutura. A Lism, que faz toda a organização das atrações. E a Prefeitura presta os serviços, como a segurança, os banheiros, a limpeza, pessoal da saúde”, afirmou o prefeito Rodrigo Decimo.

O vice-reitor da UFSM, Tiago Marchesan, reforçou que a parceria funciona porque busca fazer um momento descontraído, de maneira segura para calouros e veteranos das instituições de ensino superior de Santa Maria.

“Funciona bem porque UFSM e Prefeitura escutam os nossos estudantes, por meio da Lism, mas com os serviços que a Prefeitura, junto aos órgãos de segurança, podem oferecer. Assim, nossos jovens sabem que vão poder se divertir com tranquilidade”, assinala Marchesan.

A edição de inverno teve os DJs Jotape, Gabbe e Dudu nas picapes, com muito pop, funk, pagode, pagonejo e ritmos dançantes. A banda Pagode 55 também subiu ao palco e agitou a galera.

A Calourada seguiu o modelo utilizado nas edições anteriores com a entrada gratuita e somente permitida a calouros e veteranos do Ensino Superior. A participação no evento foi permitida para pessoas com 16 anos ou mais e somente pessoas maiores de 18 anos puderam acessar a Gare com bebidas alcoólicas, devidamente acondicionadas em isopor, cooler ou recipientes similares. Durante a festa, não foi permitida a venda e o fornecimento de bebidas alcoólicas para menores de idade.

O evento contou com praça de alimentação (lanches e bebidas), segurança reforçada, banheiros químicos e serviços de saúde, por meio da Política Municipal HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais de Santa Maria, com a oferta de preservativos, gel lubrificante, autotestes e informativos. Além destes serviços, horários especiais do transporte coletivo asseguraram a ida e o retorno do público.  

SEGURANÇA

Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Penal trabalharam em conjunto para garantir o bem-estar de todos com efetivo na Gare e imediações. Drones, bodycams e câmeras de vigilância auxiliaram no monitoramento. A partir da atuação integrada dos órgãos de segurança pública, houve revista na entrada do evento com auxílio de equipamento com detector de metais, contagem de pessoas com painel eletrônico e monitoramento por ampla rede de câmeras, drones e inteligência artificial.

A Superintendência de Trânsito sinalizou e orientou o trânsito no entorno da Gare, com a delimitação das áreas de embarque e desembarque, bem como a reserva de vagas para táxis.  

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Guilherme Brum (MTb: 16.672)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Imagens