Operação Balada Segura aborda 158 veículos e reforça fiscalização de trânsito em Santa Maria

27/06/2026 | atualizado às 19h34m


Ação integrada, realizada na noite desta sexta-feira (26), no Bairro Tancredo Neves, teve como foco a prevenção de acidentes e o combate à embriaguez ao volante

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Ordem Pública, realizou na noite desta sexta-feira (26) mais uma edição da Operação Balada Segura. A mobilização ocorreu na Avenida Paulo Lauda, no Bairro Tancredo Neves, com o objetivo de prevenir acidentes, combater a embriaguez ao volante e promover mais segurança no trânsito.

Conforme o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani, ao todo, 158 veículos foram abordados pelas equipes de fiscalização. Destes, 155 condutores fizeram testes de etilômetro.

“Nosso objetivo não é punir, mas prevenir. A Operação Balada Segura existe para conscientizar os motoristas e proteger vidas”, reforça.

O balanço da operação aponta 20 autuações, sendo três por recusa ao teste do bafômetro e uma por constatação de alcoolemia, com resultado de 0,20 mg/l. Em razão de irregularidades, um veículo foi removido ao depósito credenciado.

APLICAÇÃO DO PROGRAMA VEÍCULO LEGAL

Durante a fiscalização, os agentes identificaram quatro veículos com o licenciamento vencido. Conforme prevê a Lei Estadual nº 55.514/2020 (Programa Veículo Legal), regulamentada pelo Decreto nº 55.735/2021, foi oferecida aos condutores a opção de regularização imediata dos débitos por meio de aplicativo bancário. Três motoristas optaram pelo pagamento no local, evitando a remoção dos veículos. Um condutor não realizou a quitação e teve o veículo recolhido, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Além disso, a fiscalização flagrou um condutor dirigindo com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias. A penalidade administrativa prevista no Código de Trânsito Brasileiro foi aplicada.

A Operação Balada Segura é realizada pela Superintendência de Trânsito da Secretaria de Segurança Pública e Ordem Pública com o apoio da Guarda Municipal, da Brigada Militar (BM) e da equipe do Programa Vida no Trânsito (PVT). A atuação conjunta das forças de segurança reforça o compromisso da Prefeitura de Santa Maria com a preservação de vidas e a promoção de um trânsito mais seguro.

Texto: Luisa Neves (Mtb 19.010)
Fotos: Divulgação / Prefeitura
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Imagens