Prefeitura destina mais de R$ 1,9 milhão para em obras de melhorias em trechos de vias do Bairro Salgado Filho
26/06/2026 | atualizado às 23h01m
Serviços de drenagem pluvial, pavimentação asfáltica e sinalização viária serão realizados nas ruas São Miguel, Mário Adelar, Otelo Rosa, Engenheiro Augusto Pestana e Nossa Senhora do Trabalho
A Prefeitura de Santa Maria dará início a mais uma importante obra de infraestrutura no Bairro Salgado Filho. Na tarde desta sexta-feira (26), foi assinada a Ordem de Serviço que autoriza o começo das obras de drenagem pluvial, pavimentação asfáltica e sinalização viária em trechos das ruas São Miguel, Mário Adelar, Otelo Rosa, Engenheiro Augusto Pestana e Nossa Senhora do Trabalho, atendendo uma antiga reivindicação dos moradores da Vila Nossa Senhora do Trabalho.
A assinatura ocorreu no Gabinete do Prefeito, no Centro Administrativo Municipal, com a presença do prefeito Rodrigo Decimo, do secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Wagner Oliveira da Rosa, do representante do deputado federal Paulo Pimenta, Daniel Diniz, e do engenheiro civil Leonardo Vargas Rodrigues, representando a empresa Conpasul Construção e Serviços Ltda., responsável pela execução da obra.
O investimento total é de R$ 1.917.954,00, sendo R$ 1.899.806,04 provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Paulo Pimenta e R$ 18.147,96 de recursos próprios do Município. O prazo para execução dos serviços é de 180 dias, contados a partir da emissão da Ordem de Serviço.
Durante o ato, o prefeito Rodrigo Decimo ressaltou que a obra é resultado do trabalho conjunto entre diferentes setores da Administração Municipal e reforçou que o compromisso da gestão é entregar melhorias que transformem a realidade da população.
"Cada obra representa um esforço coletivo. Quero agradecer às equipes da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, da Secretaria de Planejamento e da Secretaria de Fazenda, que trabalharam para tornar este investimento possível. Também reconheço o empenho da comunidade, que nunca deixou de lutar por essa conquista. Sabemos que toda obra traz transtornos temporários, assim como acontece quando reformamos a nossa própria casa, mas eles passam. O que permanece são os benefícios: mais segurança, mobilidade, dignidade e qualidade de vida para quem vive aqui. Nossa maior satisfação será voltar a este bairro para entregar essa obra concluída à população", destacou o prefeito.
O secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Wagner Oliveira da Rosa, agradeceu a confiança da Administração Municipal no trabalho desenvolvido pela equipe técnica da secretaria e destacou o envolvimento da comunidade durante todo o processo de construção do projeto.
"Este é o segundo lote de obras na Vila Nossa Senhora do Trabalho e demonstra o compromisso da gestão municipal em ampliar os investimentos em infraestrutura. Agradeço ao prefeito Rodrigo Decimo e à vice-prefeita Lúcia Madruga pela confiança, às equipes técnicas pelo empenho e à comunidade, que participou e acreditou neste projeto. O primeiro lote já está em execução e, em breve, iniciaremos também o terceiro lote de melhorias para a região", afirmou o secretário.
Representando os moradores da Vila Nossa Senhora do Trabalho, Miguel da Silva agradeceu pelo início das obras e ressaltou que a pavimentação representa uma conquista aguardada há muitos anos pela comunidade:
"É uma alegria ver esse compromisso sair do papel. Essas melhorias vão facilitar o dia a dia das famílias, garantir mais segurança para quem mora aqui e valorizar toda a nossa comunidade. Hoje é um dia de agradecimento e esperança para todos nós", afirmou.
Também participaram da solenidade o secretário adjunto de Governo, Carlos Vianna; o secretário de Relações Legislativas e Projetos Especiais, Pablo Pacheco; o deputado estadual Valdeci Oliveira; os vereadores Admar Pozzobom, Sidinei Cardoso, Marina Callegaro e Valdir Oliveira; além de lideranças e representantes da comunidade do Bairro Salgado Filho.
Texto: Luisa Neves (MTb: 19.010)
Fotos: Samuel Marques(PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria