Nova etapa da Travessia Urbana de Santa Maria é entregue e fortalece papel do Município como hub logístico

25/06/2026 | atualizado às 15h04m


Com investimentos de R$ 450 milhões, obra moderniza tráfego nas BRs 158, 287 e 392; atualmente, cerca de 52 mil veículos circulam diariamente no Município

A infraestrutura rodoviária e a mobilidade urbana da Região Central celebraram um momento histórico na manhã desta quinta-feira (25). Em ato oficial realizado na Passagem Inferior do Bairro Urlândia, representantes da Prefeitura e do Governo Federal realizaram a entrega de uma nova etapa das obras da Travessia Urbana de Santa Maria. O complexo de engenharia, que abrange trechos das rodovias federais BR-158, BR-287 e BR-392, recebeu um montante de investimentos que supera R$ 450 milhões. A modernização qualifica o fluxo viário local e oferece maior segurança para motoristas e pedestres.

"A entrega desta etapa não é apenas a conclusão de uma grande obra, mas a celebração de um investimento estrutural que projeta Santa Maria para o futuro. A Travessia Urbana se soma a um conjunto robusto de projetos em andamento que transformam nossa realidade viária, como a duplicação da BR-392 até a Estância do Minuano, a articulação para antecipar a duplicação da RSC-287 no trecho entre a Base Aérea e o Santuário, e a parceria com o Daer para a Faixa Nova de Camobi. Somado a isso, estamos aportando recursos próprios na construção da Perimetral Sul-Leste e apresentamos o projeto do novo Aeroporto Regional. Essa sinergia entre o entroncamento rodoviário e o novo sítio aeroportuário consolida definitivamente o município, por sua posição geográfica estratégica, como um potente hub logístico no mapa da mobilidade", ressaltou o prefeito, Rodrigo Decimo.

O projeto é considerado a maior intervenção estrutural em rodovias na história recente do município, impactando tanto o tráfego de longa distância quanto a rotina dos bairros adjacentes. A liberação do fluxo na passagem inferior do Bairro Urlândia elimina um ponto histórico de retenção de veículos. Em conjunto com a duplicação da BR-392 (Faixa de São Sepé), a partir do trevo da Uglione, a infraestrutura organiza o fluxo viário e consolida a capacidade de escoamento de safras da produção gaúcha em direção ao Porto de Rio Grande. Dados do cercamento eletrônico municipal apontam que cerca de 52 mil veículos circulam diariamente nas vias urbanas do Município (Fonte: CIOSP-SM/SSOP).

"Poucas cidades no Brasil possuem uma passagem urbana tão estruturada e bem executada, configurando um projeto com padrão de capital, muito acima da média para um município de 300 mil habitantes. Esse resultado é fruto do trabalho excepcional do DNIT e da determinação política em aplicar recursos públicos de forma expressiva e contínua no Rio Grande do Sul. Com a conclusão integral de todo o projeto da travessia programada para julho, consolidamos um eixo que reduz custos logísticos, amplia a competitividade econômica e gera emprego e renda. O Plano Nacional de Logística projeta um crescimento expressivo da produção regional nos próximos anos, e Santa Maria desponta como o entroncamento fundamental das malhas rodoviária e ferroviária por sua capacidade e posição central no Estado. Diante das severas intempéries climáticas enfrentadas pelos gaúchos, fica evidente que o país precisa de planejamento de longo prazo, organização e projetos robustos para mitigar esses impactos e cuidar das pessoas", destacou o ministro dos Transportes, George Santoro.

Após o ato solene, a comitiva federal seguiu em agenda técnica pela Região Central. Também estiveram presentes na ação o deputado federal Paulo Pimenta, o deputado estadual Valdeci Oliveira e o superintendente regional do DNIT no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva. Representando o Legislativo Municipal, compareceram os vereadores Luiz Fernando Lemos, Sidinei Cardoso e Valdir Oliveira.

 

 


Texto: Lenon de Paula (MTb: 18.763)
Foto: Samuel Marques / Prefeitura
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Imagens