Prefeitura de Santa Maria inicia implantação de fiscalização de trânsito por videomonitoramento

25/06/2026 | atualizado às 11h24m


Ação focará inicialmente no entorno de três escolas e no retorno exclusivo para ambulâncias no Centro com período de orientação antes da aplicação de penalidades

Promovendo a segurança e a fluidez no trânsito, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, dará início, de forma gradativa, à fiscalização por videomonitoramento na cidade. A medida, amparada pela Resolução nº 909/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), tem como foco inicial o entorno de escolas, buscando coibir infrações frequentes, como fila dupla, avanço de sinal vermelho, estacionamento em local proibido, conversões indevidas e os consequentes congestionamentos.

O projeto-piloto irá contemplar o entorno de três instituições de ensino: Colégio Adventista Santa Maria (fiscalização na Rua Visconde de Pelotas, no Bairro Rosário); Colégio Marista Santa Maria (fiscalização nas ruas Floriano Peixoto, Coronel Niederauer e Alberto Pasqualini, no Bairro Centro) e Colégio Coração de Maria (fiscalização nas ruas Benjamin Constant e Bento Gonçalves, no Bairro Dores). Além das escolas, um ponto crítico na área central também será monitorado nesta primeira fase: o retorno exclusivo para ambulâncias e táxis localizado entre as ruas Pinheiro Machado e José Bonifácio, em frente ao Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo.

A decisão de iniciar por esses locais atende a demandas crônicas da comunidade e busca suprir a limitação de efetivo humano para a fiscalização presencial contínua nesses pontos, em especial nos horários de pico.

"A tecnologia precisa ser nossa aliada na construção de uma cidade mais segura. A fiscalização por videomonitoramento não tem um caráter punitivo imediato, mas, sim, educativo e organizador. Nosso objetivo, especialmente próximo às escolas, é proteger as nossas crianças e garantir que o trânsito flua, evitando aqueles gargalos que prejudicam a todos. Com o monitoramento, a Prefeitura de Santa Maria dá um passo importante para um trânsito mais humano e responsável", avalia o prefeito Rodrigo Decimo.

CRONOGRAMA E AÇÕES EDUCATIVAS

Para garantir a transparência da ação e o cumprimento da legislação de trânsito – que exige que a fiscalização por videomonitoramento seja realizada somente em vias devidamente sinalizadas –, a Prefeitura instalará as placas indicativas nos locais a partir desta sexta-feira (26).

Antes da aplicação efetiva de penalidades, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública conduzirá um período de adaptação focado na conscientização. O cronograma prevê abordagens educativas e blitze de orientação em frente às escolas nas próximas semanas. A intenção é criar uma cultura de respeito à sinalização entre os motoristas.

"A imprudência no trânsito, muitas vezes, ocorre quando o condutor percebe a ausência do agente de trânsito. O videomonitoramento vem para garantir que a ordem seja mantida 24 horas por dia. Iniciaremos com um trabalho forte de educação e orientação junto aos pais e responsáveis, pois a nossa intenção primária é corrigir o comportamento. No entanto, quando as aulas retornarem no segundo semestre, em agosto, as câmeras passarão a autuar quem persistir nas infrações", explica o secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas.

Para reforçar a ação educativa, a Prefeitura está promovendo reuniões com as diretorias das escolas envolvidas e disponibilizará material informativo para que as instituições auxiliem na conscientização da comunidade escolar. Embora o projeto-piloto foque nesses quatro pontos iniciais, a meta da Administração Municipal é expandir gradativamente o videomonitoramento para outras áreas da cidade.

 

Texto: Lenon de Paula (MTb: 18.763)
Foto: Divulgação / Prefeitura
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Imagens