Prefeitura fortalece gestão participativa do Parque dos Morros e promove educação ambiental

24/06/2026 | atualizado às 16h13m


Conselho Gestor inicia atividades e aproxima comunidade acadêmica da unidade de conservação

O Parque Natural Municipal dos Morros vive um momento importante em sua trajetória de consolidação como unidade de conservação. No dia 10 de junho, A Prefeitura de Santa Maria realizou a primeira reunião ordinária do Conselho Gestor do Parque, marcando o início efetivo das atividades do colegiado previsto no decreto de criação da unidade.

O Conselho Gestor tem como objetivo contribuir para a gestão participativa do parque, reunindo representantes do poder público e da sociedade civil para discutir ações, projetos e estratégias voltadas à conservação ambiental, ao uso público e ao fortalecimento da unidade de conservação. Embora sua previsão conste no decreto de criação do parque, foi neste ano que o conselho passou a funcionar efetivamente.

Já nesta terça-feira (24), o Parque dos Morros recebeu a visita de alunos da disciplina de Unidades de Conservação do curso de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A atividade foi acompanhada pela professora responsável pela disciplina, Suzane Marcuzzo.

Durante a visita guiada, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer as características ambientais da unidade, sua importância para a conservação da biodiversidade local, os desafios de gestão e as ações que vêm sendo desenvolvidas para a proteção e valorização da área.

Conforme a secretária adjunta de Meio Ambiente, Charlene Stefanel, a aproximação entre o parque e a comunidade acadêmica fortalece o papel da unidade como espaço de educação ambiental, pesquisa e formação profissional, o que contribui na ampliação do conhecimento e da conscientização sobre a importância das áreas protegidas para a qualidade de vida e a conservação dos recursos naturais.

Fotos: Divulgação
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Imagens