Prefeitura empossa comissões para elaboração do novo Plano Municipal de Educação 2026-2036
24/06/2026 | atualizado às 15h21m
Ato realizado na manhã desta quarta-feira (24) reuniu Fórum, Conselho e Secretaria de Educação para dar início ao planejamento estratégico da próxima década
Planejando o futuro do ensino em Santa Maria, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, realizou, na manhã desta quarta-feira (24), o ato de posse dos profissionais que atuarão na construção do Plano Municipal de Educação (PME) para o período de 2026 a 2036. O evento ocorreu no auditório do Instituto Federal Farroupilha (Bairro Dores) e incluiu também a realização da 2ª Reunião Ordinária do Fórum Municipal de Educação.
Foram oficialmente empossadas as três frentes de trabalho: a Comissão Gestora Municipal, a Comissão Gestora Municipal Ampliada e a Comissão Técnica de Apoio. Conforme instituído pela Portaria nº 22/2026, estes grupos serão os responsáveis por organizar, articular e sistematizar todas as etapas de elaboração do documento, que norteará as políticas, as metas e as diretrizes educacionais do município pelos próximos dez anos. A solenidade contou com a presença de autoridades e representações de diversos segmentos da educação.
"Nossa maturidade acumulada deve guiar a caminhada para os próximos dez anos, garantindo um plano equilibrado e exequível, pois projetar além das condições reais gera apenas frustração. Precisamos ter coragem para repensar a estrutura das escolas e ofertar vagas de forma diferenciada por território, evitando soluções imediatistas. Também é urgente resgatar os aprendizados tecnológicos da pandemia, que poderiam beneficiar muito a educação no campo, e inserir intensamente a pauta climática em nossas discussões. Por fim, o PPA é nosso instrumento essencial: as metas precisam estar formalmente vinculadas a ele com as palavras-chaves corretas para assegurar recursos. Levaremos essas demandas de baixo para cima para manter o ensino de Santa Maria na linha da excelência", destacou a vice-prefeita, Lúcia Madruga.
Além das representações do Executivo, a mesa de honra do evento contou com a participação da presidente do Conselho Municipal de Educação, Silvana Costabeber Guerino; das professoras Silviani Monteiro Sathres e Angélica Oliveira de Campos, da Coordenação Geral da Comissão Gestora; e da professora Patrícia Perlin, representando a reitoria do Instituto Federal Farroupilha. A coordenadora da Política de Promoção da Igualdade Racial de Santa Maria, Cláudia Bassoaldo, também acompanhou o ato. A formulação do documento constitui um movimento amplamente coletivo, participativo e estratégico.
"Construir a educação é sagrado porque lidamos com vidas. Quem está aqui tem a oportunidade de fazer história, mas a responsabilidade é gigantesca. Aprendemos que desafios imprevistos, como a pandemia e as enchentes de 2024, alteram prioridades e exigem adaptação. Além disso, as metas não se cumprem sem recursos; precisamos dominar instrumentos como o PPA para garantir o financiamento das ações e colocar o plano em prática", pontuou a secretária de Educação, Gisele Bauer.
Após a solenidade e a reunião ordinária durante a manhã, os integrantes das comissões se reuniram no turno da tarde para uma oficina prática de trabalho. O encontro serviu para a estruturação conjunta do cronograma de ações e a definição das estratégias que garantirão a ampla participação da comunidade e de diversos setores no desenvolvimento do novo PME.
"Esse engajamento reforça o compromisso coletivo para os próximos dez anos. A Comissão Gestora atuará em corresponsabilidade, unindo a Secretaria na execução, o Conselho na normatização e o Fórum no monitoramento. É um trabalho contínuo, pautado no Plano Nacional, focado na qualidade, equidade e justiça social, desde a educação infantil até o ensino superior", destacou a assessora técnica do Fórum Municipal de Educação e coordenadora geral dos trabalhos da Comissão Gestora Municipal, Silviani Monteiro Sathres.
SAIBA O QUE É E PARA QUE SERVE O PME
O Plano Municipal de Educação (PME) serve como documento norteador e estratégico que define as diretrizes, metas e ações para a educação de um município por um período de dez anos. Funcionando como um verdadeiro pacto social coletivo, ele dá rumo às políticas públicas e estabelece as prioridades para todos os níveis e modalidades de ensino, desde a educação infantil até o ensino superior e profissional. Além disso, o plano atua como um instrumento essencial de planejamento e gestão que orienta a aplicação dos recursos financeiros. Para que as metas saiam do papel e ganhem efetividade prática, elas devem estar formalmente integradas ao Plano Plurianual (PPA) do município, assegurando a conexão orçamentária necessária para a execução de cada medida programada.
Caracterizado como um profundo exercício de democracia e participação, o desenvolvimento do plano exige um processo de construção coletiva. Essa dinâmica envolve a escuta ativa de diversos setores da sociedade, incluindo crianças, jovens, responsáveis, lideranças comunitárias e profissionais de áreas transversais, como a saúde e a assistência social. Toda essa mobilização busca superar desafios estruturais e garantir direitos fundamentais na rede de ensino por meio de diretrizes claras, voltadas à erradicação do analfabetismo, à universalização do atendimento escolar, à superação de desigualdades educacionais, à valorização dos profissionais da educação e à formação integral para o trabalho e para a cidadania.
Por se tratar de uma estratégia de longo prazo, o documento não é estático. O PME passa por processos contínuos de monitoramento e avaliação bienais, conduzidos de forma conjunta pelo Fórum Municipal de Educação e pelo Conselho Municipal de Educação. Esse acompanhamento periódico a cada dois anos é indispensável para verificar se as metas estão sendo cumpridas adequadamente ou se necessitam de ajustes e adequações em conformidade com as novas demandas e a evolução da realidade da rede de ensino local.
Texto: Lenon de Paula (MTb: 18.763)
Fotos: Felipe Ferreira (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria