Prefeitura lança iniciativa para que servidores sejam voluntários em ações de apoio ao município
23/06/2026 | atualizado às 14h39m
Inscrição se dá por meio do Portal do Servidor
A Prefeitura de Santa Maria disponibiliza, por meio do Portal do Servidor, o Cadastro de Voluntários da Defesa Civil, uma iniciativa que tem como objetivo identificar e organizar servidores municipais interessados em atuar voluntariamente em ações de apoio ao Município, especialmente em situações de emergência, calamidade pública e atividades de interesse coletivo.
O cadastro permitirá que os servidores manifestem seu interesse em participar de ações voluntárias coordenadas pela Administração Municipal, contribuindo com seus conhecimentos, habilidades e experiências em diferentes áreas de atuação.
O servidor pode se cadastrar em áreas de interesse que não necessariamente estejam relacionadas ao cargo que ocupa ou às atribuições de sua função, possibilitando que conhecimentos, competências e experiências pessoais também possam ser colocados à disposição da comunidade quando necessário.
Os servidores cadastrados poderão ser convidados a participar de cursos, capacitações, treinamentos, simulados e outras atividades formativas promovidas pela Secretaria de Resiliência Climática e Relações Comunitárias, com o objetivo de prepará-los para atuar de maneira organizada e eficiente em ações de apoio à população.
A participação no Cadastro de Servidores Voluntários não gera convocação automática para todas as atividades. Em situações de emergência ou calamidade pública, a mobilização dos voluntários ocorrerá conforme a necessidade do Município, observando a natureza da ocorrência, as áreas de atuação cadastradas e a disponibilidade dos servidores.
Além do atendimento em situações emergenciais, os servidores voluntários também poderão ser convidados a colaborar em campanhas educativas, ações preventivas, atividades comunitárias e demais iniciativas promovidas pela Prefeitura que contribuam para o fortalecimento da resiliência e da participação cidadã.
O sistema também permitirá que o servidor solicite seu desligamento do cadastro a qualquer momento, garantindo que a participação permaneça sempre voluntária. Da mesma forma, a base de dados será atualizada automaticamente, excluindo registros de servidores que passarem à condição de inativos.
A criação do Cadastro de Voluntários da Defesa Civil representa mais uma ação voltada ao fortalecimento da cultura de prevenção, preparação e resposta a desastres, ampliando a capacidade de mobilização do Município e incentivando o engajamento dos servidores em iniciativas de interesse coletivo e apoio à comunidade santa-mariense.
Foto: Felipe Ferreira / PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria