Para facilitar o acesso da população, Prefeitura realiza vacinação contra a gripe em três shoppings da cidade
15/06/2026 | atualizado às 15h30m
Ação contempla público em geral a partir de 6 meses de idade; imunização segue nas unidades de saúde
A Prefeitura, através da Secretaria da Saúde e por meio da Vigilância em Saúde, realiza vacinação contra a gripe no shoppings Santa Maria, em dias e horários diferentes (confira abaixo). O objetivo das ações é disponibilizar uma alternativa para o público que não consegue comparecer às unidades de saúde.
Desde o início da ação neste ano, mais de 65 mil doses foram aplicadas. Destas, 32 mil para os três grupos prioritários principais, idosos, crianças e gestantes, 18 mil para os demais grupos prioritários e pelo menos 15 mil para o público em geral.
Segundo a enfermeira superintendente da Vigilância em Saúde, Cecília Pedro, em Santa Maria, a cobertura vacinal atual é 42%, que se refere aos 32 mil imunizados dos três principais grupos.
“Em 2025, conseguimos alcançar 42% do público-alvo. Embora já estejamos com um número importante de vacinados, precisamos avançar, pois a meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% destes grupos. A gripe é uma doença que pode se agravar e causar complicações. Por isso, estamos trabalhando para imunizar a nossa população, principalmente antes do inverno”, destaca Cecília.
A Prefeitura reforça que, além das ações itinerantes aos finais de semana, a imunização contra a gripe segue disponível de segunda a sexta-feira na rede municipal. Os cidadãos que ainda não receberam a dose deste ano podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, portando documento de identidade com foto, CPF, caderneta de vacinação e Cartão SUS (se possuir). Confira horários e locais aqui.
VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
QUINTA-FEIRA (18), das 17h às 19h
Onde – Shopping Santa Maria (Calçadão Salvador Isaia)
SÁBADO (20), das 15h às 19h
Onde – Royal Plaza Shopping (Avenida Nossa Senhora das Dores, 305)
DOMINGO (21), das 15h às 19h
Onde – Shopping Praça Nova (BR-287, 2.885, Bairro Urlândia)
QUEM PODE SE VACINAR
Pessoas acima de 6 meses de idade
RESTRIÇÕES
- Quem testou positivo para Covid-19 deve aguardar 30 dias após a data do teste para receber a vacina contra a influenza.
- Pessoas com alergia a ovo e que já tiveram reações alérgicas a vacinas precisam passar por avaliação médica antes de serem imunizadas.
O QUE LEVAR PARA SE VACINAR
O que levar para se vacinar
- Documento oficial com foto
- CPF
- Cartão de vacinação
- Cartão SUS (se possuir)
Texto: Luisa Neves (MTb: 19.010)
Foto: Guilherme Brum/PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria