Prefeitura amplia arborização urbana com o plantio de 215 ipês-roxos em Camobi

03/06/2026 | atualizado às 17h15m


Iniciativa na Faixa Velha integra série de iniciativas lançadas na Semana do Meio Ambiente

A ERS-509, a popular Faixa Velha de Camobi, está mais arborizada a partir do plantio de 215 mudas de ipê-roxo no canteiro central da rodovia. Durante ato realizado nesta quarta-feira (3), a Prefeitura de Santa Maria e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) firmaram parceria em alusão à Semana do Meio Ambiente. Também houve o plantio simbólico de uma muda de plátano, espécie que dá nome ao bairro da Região Leste. O plantio das árvores foi realizado pela RGE, via termo de cooperação.

“Santa Maria vive um momento histórico com uma série de ações voltadas à arborização urbana. As árvores aqui plantadas farão uma grande diferença na qualidade de vida, além de embelezarem esta via tão importante para o Município”, disse o prefeito Rodrigo Decimo durante o plantio do pé de plátano.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Diego Rigon, as árvores trarão benefícios para a circulação da fauna, como as aves, na captura e armazenamento de carbono, o que melhora a qualidade do ar e combate às mudanças climáticas.  

O ato simbólico do plantio também foi acompanhado pelo secretário de Urbanismo e Projetos, Guilherme Schneider; a secretária adjunta de Meio Ambiente, Charlene Stefanel; e pelos vereadores Guilherme Badke e Luiz Roberto Meneghetti.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A Semana do Meio Ambiente contou com diferentes ações em Santa Maria. A parceria entre Prefeitura e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) proporcionou três dias de debates acerca de recursos hídricos, Plano Municipal de Redução de Riscos, turismo de natureza, entre outros temas.  

Além disso, o Executivo Municipal deu início a projetos ambientais, como o Calçada Verde, os ecopontos para descarte de resíduos eletrônicos, e a assinatura do decreto que regulamenta a Lei Complementar nº 195/2025, que dispõe sobre a definição das Áreas de Preservação Permanente (APPs) urbanas em locais próximos a cursos d'água.

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: Samuel Marques (PMSM)
Secretaria de Comunicação 
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Imagens