Obras em trecho do Perau seguem com perfuração e colocação de grampos e de drenos na encosta do morro
30/03/2026 | atualizado às 16h06m
Prefeitura acompanha o trabalho da equipe da empresa responsável pelos serviços. Trânsito permanece totalmente bloqueado no local por questões de segurança
As obras de contenção da encosta em trecho da Estrada do Perau seguem conforme o cronograma. Atualmente, estão em andamento os serviços de perfuração, colocação de grampos e drenos na encosta do morro. A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, acompanha o trabalho da equipe da empresa responsável pelos serviços.
As intervenções abrangem a estabilização da encosta por meio da técnica de solo grampeado verde, onde chumbadores de aço são inseridos no talude e reforçados com injeção de calda de cimento. Ainda, para garantir a segurança hídrica da estrutura, será implantado um sistema de drenagem profunda com drenos sub-horizontais e canaletas superficiais.
O trânsito permanece totalmente bloqueado no local por questões de segurança. A proibição do acesso para veículos, ciclistas e pedestres é restrita e visa garantir a integridade física da população devido à movimentação de máquinas pesadas e ao risco de queda de materiais durante as etapas das obras.
“Os serviços são complexos e estão dentro do cronograma. É uma intervenção técnica mais detalhada que exige preparação e cuidado. O “pare e siga” só vai ser possível quando a obra chegar em uma fase mais avançada, e isso ainda não aconteceu. Conforme o andamento e a evolução da obra, nos mostrará se iremos poder adotar “pare e siga” ou não. Até o momento, o trecho da Estrada do Perau ainda não nos mostrou a possibilidade de adotarmos o sistema por ser uma pista estreita”, afirma o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Wagner da Rosa.
A Estrada Engenheiro Baldur Welzel Loebler, popularmente conhecida como Estrada do Perau, no Bairro Campestre do Menino Deus, foi interditada em 1º de maio de 2024 após registros de deslizamento de terra, queda de árvores e pedras devido ao volume histórico de chuvas.
RECUPERAÇÃO DO TRECHO
A obra, no trecho de 60 metros de comprimento e 7 metros de largura, além da contenção de encostas, é necessária para a recuperação da trafegabilidade interrompida desde o evento climático de maio de 2024. Desde então, o local está inacessível por conta do risco de deslizamentos.
A empresa vencedora da licitação para executar a contenção das encostas e a recuperação da via é a FG Fundações e Geotecnia Ltda, de São Paulo/SP. A obra tem previsão para durar 180 dias. A ordem de serviço foi assinada em janeiro deste ano. Os recursos para a realização dos trabalhos são do Governo Federal, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O valor total é de R$ 20.780.000,00.
Texto: Diniana Rubin (MTb: 10.459)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria / Divulgação
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria