Duas escolas da Rede Municipal ampliam Laboratórios Maker com novos equipamentos de ciência e tecnologia
19/03/2026 | atualizado às 18h53m
Unidades de ensino integram o projeto Rede de Saberes, que promove ciência, criatividade e inovação nos Laboratórios Maker
As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Aracy Barreto Sacchis, no Bairro Menino Jesus, e Santa Flora, no distrito de mesmo nome, receberam, nesta quinta-feira (19), novos equipamentos de informática e robótica. Os materiais foram doados pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e integram a segunda etapa do Programa Mais Ciência na Escola, vinculado ao projeto Rede de Saberes – Articulando Ciências, Criatividade e Imaginação em Laboratórios Maker na Escola (Rede Sacci Labmaker). A primeira etapa ocorreu em setembro do ano passado, também com repasse de itens.
A vice-prefeita Lúcia Madruga acompanhou a entrega na EMEF Aracy Barreto Sacchis e destacou o avanço das políticas públicas voltadas à ciência e tecnologia na Rede Municipal.
“Hoje estou vice-prefeita, mas, em 2017, iniciei minha trajetória como secretária municipal de Educação. Naquele momento, começamos a estruturar o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM) em um espaço pequeno, ainda incipiente. Hoje, vemos esse trabalho consolidado com os Laboratórios Maker e estudantes da rede atuando como bolsistas. É uma grande conquista”, ressaltou.
As escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) aderiram ao Programa Mais Ciência na Escola por meio do NTEM, da Secretaria de Educação. Cada instituição conta com um grupo de 10 estudantes, com participação mínima de 50% de meninas, incentivando a presença feminina na ciência e na tecnologia. EducaaOs alunos bolsistas atuam como multiplicadores do conhecimento: desenvolvem atividades nos laboratórios e, posteriormente, compartilham o aprendizado com os demais colegas.
O projeto é realizado no turno inverso ao das aulas regulares e prevê a concessão de bolsas para estudantes e professores coordenadores. Cada escola recebe cerca de R$ 90 mil anuais, repassados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para custear bolsas e demais despesas da iniciativa.
Na EMEF Aracy Barreto Sacchis, a coordenação está a cargo da professora Thuane Lopes Macedo. Na EMEF Santa Flora, a responsável é a professora Luciane Botton.
Entre os itens entregues estão materiais e ferramentas utilizados em atividades práticas, como equipamentos elétricos, ferro de solda, morsa (torno de bancada), abafadores de ruído, luvas e óculos de proteção, além de insumos para caneta 3D e outros recursos voltados aos Laboratórios Maker.
Também acompanharam a entrega o diretor da escola, Carlos Baldissera; a coordenadora do NTEM, Maritê Neocatto; o coordenador-geral do Programa Lab Maker e professor da Unipampa, Márcio André Rodrigues Martins; a vice-coordenadora do programa e professora da Unipampa, Angela Maria Hartmann; e o bolsista do projeto na escola e estudante de Engenharia de Controle e Automação da UFSM, Nickolas Amaral dos Santos.
Texto: Joyce Noronha (MTb: 16.033)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria