Roda de conversa debate o papel do tradicionalismo no combate à violência contra a mulher

19/02/2026 | atualizado às 11h28m


A Iniciativa, que ocorre nesta sexta-feira (20), reúne especialistas e promove o diálogo para aproximar a comunidade de um tema urgente

A Prefeitura de Santa Maria, por meio do Centro de Referência da Mulher (CRM), promove nesta sexta-feira (20), às 18h, uma roda de conversa aberta ao público sobre o combate à violência contra a mulher no Rio Grande do Sul. A iniciativa será realizada na Praça CEU das Artes, no Bairro Nova Santa Marta. A participação é gratuita e aberta à comunidade.

Com o tema “O tradicionalismo dos galpões à sociedade: Movimento Tradicionalista Gaúcho e o combate à violência contra a mulher no Rio Grande do Sul”, o encontro propõe ampliar o debate e fortalecer a conscientização sobre a temática no Estado.

Participam da atividade a advogada criminalista Deborá Evangelista, a médica Cida Brizola e a coordenadora do CRM, Luci Freitas. As profissionais irão abordar aspectos jurídicos, sociais e de saúde relacionados à violência de gênero, além de esclarecer dúvidas do público.

A iniciativa é promovida pela gestão de prendas e peões do Departamento de Tradições Gaúchas Noel Guarany, entidade tradicionalista vinculada à Universidade Federal de Santa Maria, onde atua como programa de extensão, e conta com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Texto: Luiza Fantinel (estagiária de Jornalismo e graduanda na UFN)
Arte: Gibran Carrazzoni (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Imagens