Prefeitura confirma a retomada do Carnaval de Rua de Santa Maria em 2026
18/02/2026 | atualizado às 21h49m
O desfile ocorrerá em 28 de março, na Avenida Rio Branco
Na tarde desta quarta-feira (18), o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, em conjunto com a Liga das Escolas de Samba, as agremiações da cidade e a Câmara de Vereadores, confirmou a retomada do Carnaval de Rua do município para 28 de março, na Avenida Rio Branco.
Durante a reunião, ficou estabelecido que a apresentação ocorrerá na Avenida Rio Branco, entre as ruas Venâncio Aires e Silva Jardim. Todas as sete escolas de samba irão participar do desfile, além de blocos de samba da cidade.
“O desfile deste ano marca a retomada gradual do Carnaval de Rua de Santa Maria. Vamos fazer de forma responsável até consolidarmos, novamente, o nosso desfile. Assim, com a retomada, podemos dizer com orgulho que o Carnaval de Rua voltou a fazer parte da nossa cultura”, reforça o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo.
Além da vice-prefeita Lúcia Madruga, participou da reunião o presidente do Legislativo municipal, vereador Sérgio Cechin, que também preside a Frente Parlamentar da Retomada do Carnaval de Rua de Santa Maria.
“Estamos no caminho certo! O Executivo, junto com o Legislativo, servem de elo para a retomada do Carnaval de Rua. Nossa cidade tem potencial e unidos vamos conseguir trazer os desfiles de volta, destacou o presidente da Câmara, vereador Sérgio Cechin.
Ao término da reunião, ficou combinado um encontro nesta quinta-feira (19), às 10h, na Avenida Rio Branco, para estudar a dinâmica do local e demais ajustes necessários para viabilizar o desfile. Nos próximos dias, mais detalhes serão divulgados conforme o andamento da organização. Neste primeiro ano da retomada, o desfile não será competitivo.
Estiveram presentes na reunião, a secretária de Governança, Carolina Lisowski; o procurador-geral do Município, Guilherme Cortez; a secretária de Comunicação, Thaise Moreira; a secretária adjunta de Cultura, Marília Chartune; a vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de Santa Maria, Mirela Almeida; o vice-presidente da Associação Aliança pelo Samba, Marion Mello; representantes de blocos de carnaval; e os representantes das escolas de samba Vila Brasil, Unidos do Itaimbé, Barão do Itararé; Unidos de Camobi, Arco-íris, Mocidade Independente das Dores e Império da Zona Norte.
Texto: Eduarda Paz (MTb: 21.598)
Fotos: Samuel Marques/PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria