Operação Silêncio Urbano fiscaliza motocicletas e consumo de álcool em locais públicos na véspera de Carnaval

14/02/2026 | atualizado às 11h46m


Foto: Guilherme Brum (PMSM)

Força-tarefa abordou mais de 120 condutores na noite desta sexta-feira (13). Ações seguirão intensificadas durante o feriadão

A Prefeitura de Santa Maria realizou, na noite desta sexta-feira (13), mais uma edição da Operação Silêncio Urbano. A ação, coordenada pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SSOP), teve como foco a fiscalização de motocicletas com descarga livre ou defeituosa, visando garantir o sossego público na véspera do feriadão de Carnaval. Como parte da força-tarefa, também foi realizada a fiscalização de alvarás e a verificação de irregularidades em estabelecimentos, bem como a dispersão do público aglomerado nas proximidades de bares e distribuidoras, assegurando o cumprimento da Lei Complementar 159/2022, que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos entre a meia-noite e as 7h.

A operação teve início às 23h, com reunião de planejamento no 1° Regimento de Polícia Montada (1° RPMon). Perto das 23h50min, as equipes iniciaram o deslocamento até pontos estratégicos da cidade para coibir o excesso de ruído, uma demanda prioritária da população após os registros de perturbação sonora ocorridos durante as festividades de final de ano. A ação foi realizada até 5h deste sábado (14).

"A operação desta sexta-feira abre uma série de fiscalizações integradas que serão intensificadas durante todo o Carnaval. A avaliação é extremamente positiva, inclusive pelo retorno dos moradores. Atuaremos de forma conjunta entre Guarda Municipal, Brigada Militar, Trânsito e setor de Licenciamento, com foco no combate à perturbação do sossego e infrações de trânsito. É fundamental que a população colabore utilizando os canais de denúncia 153 e 190", destaca o secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública, Sandro Nunes.

Na ação desta sexta, as equipes abordaram mais de 120 veículos, resultando em 31 autuações e 34 testes do etilômetro. Além disso, três veículos foram recolhidos ao guincho por irregularidades. As principais infrações constatadas incluíram licenciamento vencido, defeitos no sistema de iluminação, mau estado de conservação e falta de equipamentos obrigatórios. As equipes também flagraram condutores sem habilitação (CNH), transitando sobre o passeio público, realizando manobras perigosas, sem cinto de segurança e com uso inadequado da viseira. Houve ainda registros de desobediência e uma autuação por recusa ao teste do etilômetro. 

Perto das 3h, um veículo desobedeceu a ordem de parada na Rua dos Andradas, esquina com Floriano Peixoto e fugiu em alta velocidade. Ele foi acompanhado por agentes de trânsito e da Guarda Municipal quando, na Av. dos Ferroviários, perdeu o controle e colidiu contra um poste. Após o impacto, o motorista abandonou o veículo e fugiu a pé, não sendo localizado pelas equipes após buscas. O automóvel, que estava com licenciamento vencido, foi recolhido ao depósito e o caso será investigado pelas autoridades competentes.

Fiscais de posturas do Município expediram notificação para três estabelecimentos, sendo um por estar funcionando como boate e dois por venderem bebida fracionada. Duas pessoas foram notificadas por consumo de bebida alcoólica em via pública.

APOIO DA COMUNIDADE

Desde que foi deflagrada, em julho do ano passado, a Operação Silêncio Urbano já ultrapassou a marca de 2 mil condutores abordados. O trabalho integrado envolve agentes da Superintendência de Trânsito, Guarda Municipal e demais forças de segurança. A iniciativa cumpriu com a missão de zelar pelo sossego da comunidade que sofre com ruidos excessivos durante a madrugada.

"Apoio totalmente a fiscalização. Aqui no bairro temos muitos prédios e pessoas que acordam cedo para trabalhar, enquanto outros estendem a aglomeração com som alto e barulho de motos até o amanhecer. O estabelecimento cumpre seu horário, mas o problema é o que ocorre no entorno. Para nós, está sendo ótimo ver essa ação agora para podermos finalmente dormir em paz e em silêncio", afirma Ezequiel Siqueira, 30 anos, morador do Bairro Rosário.

Participaram agentes da Guarda Municipal, Superintendência de Trânsito, Brigada Militar e fiscais de posturas da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização. A iniciativa terá continuidade ao longo de todo o feriadão de Carnaval, com operações programadas para diferentes horários e regiões de Santa Maria. Em caso de perturbação do sossego, denúncias podem ser feitas ao Ciosp pelo número 153 ou para a Brigada Militar pelo 190.

BALANÇO DA OPERAÇÃO - SEXTA-FEIRA (13)

  • Veículos abordados: 128
  • Total de autuações: 31
  • Veículos recolhidos: 3
  • Estabelecimentos notificados : 3
  • Pessoas notificadas por descumprimento da Lei do Sossego Público: 2

 

Texto: Lenon de Paula (MTb: 18.763)
Fotos: Guilherme Brum (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Imagens