Santa Maria avança com o Programa Xis e se projeta como Cidade Nacional do Xis
04/02/2026 | atualizado às 13h09m
Iniciativa prevê capacitação, padronização de processos e crédito para empreendedores da cadeia produtiva
A Prefeitura de Santa Maria lançou, nesta quarta-feira (4), o Programa Xis, iniciativa que busca consolidar esse lanche como patrimônio gastronômico identitário do Município. O ato ocorreu no LabCriativo, no Mercado da Vila Belga, e marcou o início de uma estratégia voltada a organizar, qualificar e potencializar toda a cadeia produtiva do xis, fortalecendo-a como ferramenta integrada de desenvolvimento econômico, urbano, turístico e cultural. E para marcar esta nova fase, foi servida aos convidados uma versão pequena da iguaria, o microxis.
“Hoje é um dia muito especial porque estamos no início do Programa Xis, o que deixa um recado muito claro e estratégico: que Santa Maria se posiciona como a Cidade do Xis, como a Capital do Xis. E o xis não é simplesmente aquele sanduíche grande, fartamente recheado e prensado, como nós conhecemos. O xis tem aquele cunho, aquela memória afetiva, com a qual cada um de nós se relaciona”, avaliou o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo.
Ao longo do ano, o Programa Xis vai promover ações de estruturação do setor, com atividades de qualificação técnica e gerencial para os estabelecimentos, padronização mínima de processos e boas práticas, além do fortalecimento da competitividade e da capacidade de crescimento dos empreendimentos.
Com esse conjunto de ações, Santa Maria avança para se posicionar como Cidade Nacional do Xis, título que deve ser consolidado durante o 4º Festival Nacional do Xis, previsto para ocorrer de 13 a 15 de novembro de 2026. A proposta é valorizar a identidade local, estimular o empreendedorismo e impulsionar o turismo gastronômico no Município.
“Esta iguaria representa encontro, representa trabalho, renda, identidade. E é isso que vamos consolidar cada vez mais, a identidade que o xis nos traz e o potencial que ele pode agregar à nossa economia, ao nosso desenvolvimento econômico, ao nosso turismo” complementou o prefeito.
A partir de agora, será dado início ao diagnóstico técnico e levantamento de demandas para a posterior capacitação dos empreendimentos.
MERCADO LOCAL
Segundo dados do Observatório Econômico, Santa Maria conta com 682 lanchonetes ativas e 400 ambulantes ativos (food trucks). Para atender o setor, a produção de pães ultrapassa os 300 mil por mês. Se considerarmos toda a cadeia produtiva do xis, o mercado movimenta mais de R$ 10 milhões por mês na cidade.
Foi a partir da dimensão que este mercado representa para a economia local que a Prefeitura deu início a ações que tornem este negócio ainda mais forte em Santa Maria, conforme o chefe da pasta de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ronie Gabbi:
“Ao diagnosticarmos este faturamento importante na cidade, entendemos que precisávamos ir além. Com iniciativas que organizam, qualificam e potencializam este segmento. E as formações que vamos desenvolver foram serão voltadas para atender as necessidades apontadas pelo setor produtivo. O próprio Festival do Xis nasceu da cadeia produtiva, o que reforça a conexão do Poder Executivo Municipal com empreendedores, entidades de classe, fornecedores e parceiros, como o Sistema S”.
Outra informação que confirma a força deste mercado no Município está relacionada a abertura de novos negócios. Após a terceira edição do Festival do Xis, em novembro de 2025, Santa Maria registou a abertura de 93 lanchonetes e 63 serviços ambulantes de alimentação.
Uma vez que o xis é considerado parte da identidade local, estando presente na Iconografia de Santa Maria, a Secretaria de Cultura realiza ações durante o ano inteiro voltada para a economia criativa.
“A economia que mais cresce no mundo é a economia criativa. Isso significa olhar para a cidade e desenvolver o potencial que ela possui. Esse trabalho vem sendo realizado desde os primeiros passos que levaram à criação do Distrito Criativo Centro-Gare, em 2022. O Festival do Xis nasce dessa força da economia criativa, tendo a Vila Belga e, posteriormente, a Gare como palcos para a realização do evento”, afirma a secretária de Cultura, Rose Carneiro.
CREDXIS
Da parceria entre a Prefeitura e a Imembuí Microfinanças nasceu o Credxis, uma linha de crédito voltada à cadeia produtiva do xis. Segundo Gabbi, já foram firmados 25 contratos, com valor médio de R$ 15 mil, destinados a melhorias nos empreendimentos locais.
Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: Samuel Marques (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria