Em jantar com sociedade civil, Prefeitura debate futuro do turismo rural e potencial de Arroio do Só
24/10/2025 | atualizado às 13h31m
Iniciativa visa transformar o Distrito, que é o maior produtor de porongos da América Latina, em novo destino no roteiro turístico municipal
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), apresentou na noite desta quinta-feira (23) o Projeto de Desenvolvimento Turístico do Distrito de Arroio do Só. O evento ocorreu no Salão Comunitário São João Batista e reuniu autoridades do Executivo Municipal e representantes da sociedade civil organizada para discutir o futuro do turismo rural na região.
A iniciativa da pasta busca fortalecer a identidade local, valorizar o patrimônio cultural e econômico, e integrar o distrito ao roteiro de turismo rural do município. O projeto está alinhado às diretrizes do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 e da Política Municipal de Turismo.
“Investir no turismo rural de Arroio do Só é parte da nossa visão estratégica para o desenvolvimento territorial sustentável de Santa Maria, conforme previsto em nosso PPA. Este projeto valoriza a cultura, a tradição da produção de porongos e o patrimônio das famílias distritais. É um passo concreto para transformar o potencial de Arroio do Só em geração de renda e oportunidades para a comunidade”, declarou o prefeito Rodrigo Decimo.
Durante a apresentação, foi destacado que Arroio do Só é o maior produtor de porongos da América Latina, exportando a matéria-prima, usada principalmente na confecção de cuias de chimarrão, para diversos locais no Brasil e em outros países sul-americanos. Também foram elencados como principais atrativos turísticos a Capela de Arroio do Só, o CTG Vitório Mário, o Frigorífico São José, as fábricas de cuias (como a "Cia das Cuias") e as paisagens rurais. O potencial do distrito também inclui festividades tradicionais, como a Festa do Porongo e do Porco Assado.
“Arroio do Só possui uma identidade única e um potencial turístico que precisamos integrar ao roteiro da cidade. Nosso objetivo é transformar o distrito em um destino atrativo, garantindo que a infraestrutura local, as festividades e os empreendedores sejam visíveis. Ao fortalecer o turismo, valorizamos o produtor e a cultura local, movimentando toda a cadeia econômica da região central”, destaca o secretário de Turismo, Ewerton Falk.
Aproveitando a oportunidade para promover a participação cidadã, a reunião também serviu para acolher as demandas da comunidade. Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ronie Gabbi; secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Wagner da Rosa; secretário de Meio Ambiente, Diego Rigon; o subprefeito de Arroio do Só, Arnaldo Tronco; a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Elizandra Fagundes; representantes da comunidade local e da sociedade civil organizada. Representando o Poder Legislativo, esteve presente o vereador Guilherme Badke.
POLÍTICA MUNICIPAL DE TURISMO
Com o slogan “Território do Sagrado: Santa Maria, Cidade Peregrina”, a Política Municipal de Turismo é um documento complementar ao Plano Municipal de Turismo, cuja elaboração iniciou na oficina “Planejamento do Plano Municipal de Turismo”, realizado durante o 2º Fórum Municipal de Turismo de Santa Maria, em setembro de 2024. Dentre os principais objetivos da Política Municipal do Turismo, destacam-se estruturar a oferta turística de Santa Maria, implementando iniciativas de infraestrutura e gestão qualificadas; e tornar Santa Maria um destino de destaque no portfólio da oferta turística do Rio Grande do Sul.
Texto: Lenon de Paula (MTb: 18.763)
Fotos: Allysson Marafiga (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria