Primeiro dia de Santa Summit tem batalha de startups e debate sobre desenvolvimento regional
24/09/2025 | atualizado às 21h41m
Evento ainda contou com visitas técnicas e apresentações sobre negócios e tecnologias
A terceira edição do Santa Summit teve início nesta quarta-feira (24), na Gare. Ao longo do primeiro dia foram realizadas palestras, visitas técnicas pela cidade e a batalha de startups. O Santa Summit vai até a sexta-feira (26) e compõe a Semana da Inovação, que já contou com o Eli Summit na segunda-feira (22) e terça-feira (23). Ao todo, a semana terá 80h de conteúdo, mais de 150 stakeholders e marcas parceiras.
“Três anos após a primeira edição, vejo que caminhamos muito bem, num processo crescente, coletivo e que é de Santa Maria. Nosso papel é conectar pessoas, como já fez a história da cidade com a viação férrea e como fazem nossas universidades. Que o Santa Summit esteja apenas na sua fase embrionária e cresça como um grande, marcante e importante evento do sul do Brasil”, salientou a prefeita em exercício, Lúcia Madruga.
Após a abertura oficial, subiu ao palco o sócio-diretor da Raiô Benefícios, presidente do Grupo Four e do South Summit Brazil, José Renato Hopf. Durante sua participação, ao lado do CEO da Forte Security, José Luiz Rodrigues Filho, ele abordou o assunto “Desenvolvimento Regional, Negócios e Inovação”, que também é o tema desta edição.
Segundo Hopf, eventos como o Santa Summit têm papel essencial em posicionar o Município como polo de inovação, ao catalisar conexões entre sociedade, universidades, empresas e governo, fortalecendo o ecossistema local e inspirando novas iniciativas.
BATALHA DE STARTUPS
Uma das novidades deste ano foi a Batalha de Startups. 10 startups finalistas participaram da competição desta tarde. Mas a competição começou muito antes, quando uma seleção prévia envolveu mais de 30 iniciativas. Elas apresentaram seus pitchs para uma banca avaliadora formada por fundos de investimento.
“Quando a gente encontra nesse mesmo evento uma batalha de startups que estão começando a sua jornada e, ao mesmo tempo, temos empresas que já existem há quase 10 anos, percebemos a força do nosso ecossistema. Isso mostra que startups, empresas inovadoras e a economia tradicional estão lado a lado, criando ciclos. Com isso, temos a certeza de que estamos no caminho certo”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ronie Gabbi.
Confira as vencedoras:
• Startup Revelação: Molbac Diagnósticos
• Startup Consolidada: Agrocash
• Startup de Impacto: Limbx
SEGUNDO DIA
Nesta quinta-feira (25), o segundo dia de Santa Summit promete ser uma grande oportunidade para quem busca conexões e aprendizado. São destaque do dia os painéis com Marta e Marcus Rossi, organizadores da Gramado Summit e do Festuris, que vão falar sobre “Turismo, Inovação e Sucessão Familiar”. A jornalista Alice Bastos Neves também participa do evento e trará o assunto “Ressignifique-se, histórias para sua vida”. Confira a programação completa.
O Santa Summit é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, em parceria com a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Sebrae/RS e Inova Centro.
Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: Ronald Mendes (Divulgação)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria