Inicial > Notícias > De forma inédita, prefeito Rodrigo Decimo...

Notícias

22/07/2025 23/07/2025 09h06m

De forma inédita, prefeito Rodrigo Decimo apresenta edital de concessão do transporte coletivo de Santa Maria


A abertura das propostas da licitação vão ocorrer em 2 de setembro

Pela primeira vez, em mais de 50 anos, Santa Maria tem a licitação do transporte público. Na manhã desta terça-feira (22), em coletiva de imprensa, o prefeito Rodrigo Decimo, acompanhado do procurador-geral do Município, Guilherme Cortez, apresentou os principais pontos do edital.

Dentre as melhorias previstas, está estabelecido que a frota será de 192 veículos, sendo 54 com ar-condicionado. O sistema de bilhetagem será mais moderno, com novas formas de pagamento da tarifa, por pix e aplicativo. Além disso, terá ampliação dos pontos de venda de passagens em diferentes locais do Município: nos bairros Centro, Santa Marta, Tancredo Neves e Camobi.

“Hoje é um dia histórico para Santa Maria. Estamos lançando o edital de licitação do transporte público da nossa cidade. O transporte coletivo é um desafio em todas as cidades brasileiras. Mas, com coragem e responsabilidade, damos este passo inédito. Vamos ter mais veículos em circulação, revisão de todas as linhas de ônibus, mais horários, especialmente à noite e nos fins de semana. Esta é uma mudança real, com responsabilidade e visão de futuro. É o transporte coletivo sendo tratado com a seriedade que a nossa população merece”, explicou o prefeito.

Conforme a Secretaria de Projetos Especiais, a redução de passageiros é um desafio, já que caiu 46% o número de usuários equivalentes durante a pandemia de Covid-19. Atualmente, segundo a pasta, são mais de 1,5 milhão de passageiros por mês e 18 milhões por ano.

“A partir do momento que conhecemos o público de passageiros, conseguimos elaborar o edital. Com veículos de qualidade, mais as pessoas vão querer acessar o sistema. Hoje, estamos rompendo um paradigma de mais de 50 anos no nosso Município”, reforçou o secretário de Projetos Especiais, José Antônio de Azevedo Gomes, que participou de forma online.

Texto: Eduarda Paz (MTb: 21.598)
Fotos: Samuel Marques/PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial