Notícias
12/04/2025 15/04/2025 11h40m
Prefeitura entrega minilocomotiva que passa a integrar a Praça Saldanha Marinho, no Centro

Réplica é uma doação através de contrapartida de projetos culturais realizados em 2024 no Município
O Centro de Santa Maria ganha mais um ponto turístico e cultural: uma minilocomotiva foi instalada em um dos canteiros na Praça Saldanha Marinho. A réplica é uma doação através de contrapartida de projetos culturais realizados em 2024 no Município. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, fez a entrega na manhã deste sábado (12). O ato contou com a presença da comunidade, de pessoas que circularam pelo local e de representantes de secretarias e autoridades.
“A secretária Rose teve a feliz inspiração de trazer a réplica para a área central do nosso Município. Santa Maria é rica em memória ferroviária, e esta é mais uma homenagem que resgata a história que perpassa por várias gerações dos ferroviários que aqui se instalaram, contribuindo para o crescimento e o reconhecimento da cidade. Seguimos trabalhando para melhorar Santa Maria. Exemplo disso é a revitalização da Praça Saldanha Marinho, do Calçadão Salvador Isaia, da Avenida Rio Branco, a nossa Vila Belga, o LabCriativo, entre tantos os pontos importantes. Em breve, vamos lançar o edital para a concessão de ocupação da Gare, recentemente revitalizada, e pensando no desenvolvimento daquela região, que faz parte do Distrito Criativo Centro-Gare”, destacou o prefeito Rodrigo Decimo.
A secretária de Cultura, Rose Carneiro, explica que a minilocomotiva foi confeccionada pela empresa Shock Esculturas, de Gramado, que fabrica diversos produtos, incluindo esculturas em fibra de vidro, isopor e ferro. Em nome do Executivo Municipal, a secretária agradece a todos os envolvidos na doação, ao apoio da Base Aérea de Santa Maria (BASM), que fez o transporte da réplica, do galpão da Prefeitura até a Praça, e à Construtora Jobim, que fez e preparo do canteiro onde está instalada a máquina.
“A minilocomotiva fala muito da nossa história. Escolhemos este canteiro porque fica em direção à Gare. Cuidar dos detalhes é preservar a memória ferroviária, que é forte na cidade. Isso tudo representa valorizar a arte, a cultura e o nosso Distrito Criativo Centro-Gare. A comunidade e os turistas podem aproveitar para fotografar. E já é uma atração, principalmente para as crianças”, comemora Rose.
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Marcelo Oliveira (Mtb: 21.632)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria