Notícias
12/03/2025 12/03/2025 18h17m
Cras Norte realiza atividade com foco na saúde e na proteção das mulheres vítimas de violência

Grupo de mulheres atendidas participou de palestras sobre os cuidados com a saúde e sobre a rede de apoio oferecida pelo Município
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Norte realizou a atividade Mulheres em Ação, nesta quarta-feira (12), que consistiu em palestras sobre saúde e violência doméstica. Na oportunidade, as mulheres da região puderam ouvir as orientações de uma médica dos postos de saúde da região e de representantes de casas de abrigo para mulheres vítimas de violência.
O grupo de 20 mulheres ouviu a fala da médica Hendil Fortes, da Estratégia de Atenção Primária (EAP) Joy Betts, a respeito dos cuidados com a saúde. A médica pontuou algumas atitudes que podem trazer melhorias no bem-estar, como a prática de atividades físicas, momentos de lazer e menos uso de telas, principalmente à noite:
“As mulheres já enfrentam duas jornadas de trabalho, nos seus empregos e em casa. O que é um desafio para mães, avós, irmãs. Por isso, é importante que elas conversem, que elas se apoiem umas às outras, e que separem um tempo para cuidar de si.”
A médica também elencou atitudes que precisam ser tomadas para cuidar da saúde mental, física, espiritual e emocional.
Dando sequência à atividade, a equipe do Centro de Referência da Mulher (CRM) alertou o grupo presente sobre os sinais de violência doméstica, incluindo a agressão verbal. Elas classificaram as ações dos companheiros que já causam alerta, pois a violência tende a aumentar, podendo chegar ao feminicídio. Diante disso, é fundamental que a mulher procure ajuda ao perceber os primeiros sinais de agressividade.
Por fim, houve a fala de representantes da Casa Abrigo Maria Madalena, que atende em local sigiloso as mulheres com medidas protetivas.
CRAS NORTE
Conforme a coordenadora do Cras Norte, Liciara Melissa, o local atende 20 bairros de Santa Maria, o que representa cerca de 10 mil famílias. Às pessoas cadastradas no Cras são oferecidos benefícios eventuais, como alimentação, e acesso a direito de saúde e à habitação.
CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER
O Centro de Referência da Mulher é um serviço público especializado de assistência social para o acesso de mulheres em situação de violência doméstica. Esse espaço de acolhimento é construído por meio da escuta qualificada com atendimento psicológico, social e encaminhamento jurídico. O serviço atua no enfrentamento às violências – especialmente a violência de gênero –, de forma que a usuária possa ter acompanhamento, encaminhamentos aos serviços da rede intersetorial e acesso à informação sobre os seus direitos, fortalecendo a sua autonomia e rede de apoio.
O CRM atende na Rua Tuiuti, 1.835 entre as ruas Professor Braga e Floriano Peixoto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O CRM também atende pelo e-mail crm@santamaria.rs.gov.br, pelo telefone (55) 3174 1519 e pelo WhatsApp (55) 99139 4971.
Texto: Gabriel Marques (MTB: 20.860)
Fotos: João Alves (MTB: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria